Estatísticas e Análises | 4 de março de 2019

Hospital Moinhos de Vento lança estudo sobre HPV em esquenta de Carnaval

Homens que fazem sexo com homens, e profissionais do sexo são público alvo de projeto que coletará dados em todo Brasil
Hospital Moinhos de Vento lança estudo sobre HPV em esquenta de Carnaval

No aquece de Carnaval, entre as noites de 27 e 28 de fevereiro, equipe do Hospital Moinhos de Vento percorreu mais de dez bares nos bairros Cidade Baixa e Bom Fim, em Porto Alegre. Os integrantes do Projeto HPV, coordenado pela epidemiologista Eliana Wendland, distribuíram porta copos informativos e preservativos. Além de conscientizar os foliões sobre o sexo seguro, a iniciativa marcou o lançamento do Estudo Sobre HPV e Saúde Sexual (SMESH) – que busca conhecer a realidade de gays (HSH) e profissionais do sexo.

 

WhatsApp Image 2019-03-01 at 20.39.33 (1)

 

A pesquisa será aplicada nas cinco regiões brasileiras até o final de 2020 e é uma parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). O projeto vai aplicar questionários e coletar material biológico de cerca de três mil pessoas do grupo em análise. O objetivo é avaliar, em âmbito nacional, a ocorrência de papilomavírus humano (HPV) para, posteriormente, traçar estratégias de prevenção e controle.

Para a coordenadora técnica da iniciativa, a divulgação em bairros boêmios e de grande circulação foi proposital para que o projeto seja amplamente conhecido por populares. “No mundo todo há um grande movimento de prevenção do HPV e estudos aprofundados sobre o tema ajudam nesta lógica de conscientização”, explica. A ação antecipa o Dia Internacional de Conscientização Sobre o HPV, celebrado anualmente em 04 de março.

As cidades de Porto Alegre (RS) e João Pessoa (PB) serão pioneiras no projeto, tendo auxílio de organizações não governamentais e associações representativas.

Crédito fotos: Leonardo Lenskij

VEJA TAMBÉM