Gestão e Qualidade | 30 de setembro de 2016

Hospital Moinhos de Vento comemora 89 anos de história

Diversas ações marcam as comemorações na instituição
hospital-moinhos-de-vento-comemora-89-anos-de-historia

No dia 02 de outubro, o Hospital Moinhos de Vento comemora 89 anos de fundação. Para marcar a data, várias atividades serão realizadas para colaboradores, pacientes e sociedade. Combinando ao longo de sua trajetória a tradição, inovação e o compromisso com a população, o hospital possui como missão Cuidar de Vidas. Ao longo dos anos, se estabeleceu como referência em práticas médicas, assistenciais e de gestão, sendo reconhecido nacional e internacionalmente.

“Chegamos até aqui porque temos muitas pessoas qualificadas que protagonizam o nosso dia-a-dia: colaboradores, lideranças e médicos. Também nunca nos afastamos da ideia de que este hospital foi construído pelos imigrantes da comunidade alemã com a missão de Cuidar de Vidas e também, com seus valores históricos – em que o ser humano e a ética são o centro de tudo que fazemos. Vamos continuar valorizando a medicina de excelência, a assistência integral, segura e qualificada”, ressalta o Superintendente Executivo, Mohamed Parrini.

Comemorações

Para dar início a programação, na segunda-feira, 03, acontece a inauguração da Mostra Espaço Memória. A exposição será composta por imagens, objetos, manequins e textos que mostram a importância do trabalho das Diaconisas no Hospital Moinhos de Vento. A mostra reconhece a contribuição e conhecimento deixado pelas Schwesterns como herança e que se faz presente até os dias de hoje. As irmãs conduziram as atividades da instituição desde a sua fundação até 1988. A atividade será aberta ao público e poderá ser conferida no 1° andar do Bloco C do Hospital.

Ainda na segunda-feira, haverá uma benção conduzida pelo Serviço de Pastoral do Hospital Moinhos de Vento, um momento de celebração e gratidão onde todos são convidados a participar. O encontro acontece no pórtico do bosque, às 10h. Além disso, os colaboradores participarão de um almoço e de um jantar especial para celebrar esse momento importante.

A já tradicional cerimônia para os jubilados acontece às 19h de terça-feira, 04, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael. O evento prestará um reconhecimento a mais de 450 colaboradores que completam entre 05 e 40 anos de dedicação à instituição no corrente ano de 2016. A distinção será entregue pelos superintendentes do Hospital e pelo Presidente do Conselho de Administração da Associação Hospitalar Moinhos de Vento, Eduardo Bier Correa.

Para encerrar, na quinta-feira, 06, o Coral Feminino da Instituição realizará um concerto, às 19h. O grupo é formado por 28 cantoras que levam a música aos pacientes e seus acompanhantes voluntariamente. Na ocasião, o grupo que já foi agraciado com o Troféu Menção Especial do Prêmio Açorianos de Música, interpretará músicas de diversos artistas como Roberto Carlos, Luiz Gonzaga, Tom Jobim, entre outros. O evento será aberto à toda a comunidade e acontece no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm (acesso pela Rua Ramiro Barcelos, 4º andar do Bloco C).

História 

O HMV foi fundado em 02 de outubro de 1927, por imigrantes alemães, no Bairro Moinhos de Vento. Para atender à crescente procura advinda de todo o Estado e também do País, a Instituição foi ampliada, modernizada e desenvolveu programas de treinamento e qualificação para seus colaboradores. Os avanços tecnológicos e a prática médica inovadora a elevaram à condição de hospital de excelência.

Prédio do Hospital "Alemão", início da história do Hospital Moinhos

Prédio do Hospital “Alemão”, início da história do Hospital Moinhos

fotos_antigashmv

Fotos da história do HMV

 

A instituição adotou um planejamento estratégico para posicionar a instituição como uma das principais da área de saúde do país. Nesse sentido, buscou primeiramente a certificação da Joint Commission International, o mais importante órgão de acreditação da área de saúde no mundo. O Moinhos de Vento foi o segundo hospital a receber essa distinção no Brasil e o primeiro no Rio Grande do Sul a obter este selo de qualidade e segurança. Desde 2002, a instituição conquistou essa certificação por cinco vezes consecutivas.

Hospital Moinhos de Vento realiza seleção de emprego no dia 28

O HMV é reconhecido pelo Ministério da Saúde como um dos seis hospitais de excelência do país. Também foi o primeiro do segmento no Brasil a afiliar-se, em 2013, à Johns Hopkins Medicine Internacional (JHI) – um dos melhores hospitais dos Estados Unidos e centro acadêmico de atenção e inovação em saúde. O acordo promove o intercâmbio de melhores práticas em assistência, pesquisa, educação e gestão. No mesmo ano, apresentou a ampliação do Centro Cirúrgico.

Assinatura de afiliação entre Johns Hopkins International e Hospital Moinhos de Vento (2013)

Assinatura de afiliação entre Johns Hopkins International e Hospital Moinhos de Vento (2013)

 

A criação de um ousado programa de expansão coloca o Moinhos de Vento entre os hospitais com as melhores tecnologias e com profissionais de excelência. E a inauguração do novo Centro de Oncologia Lydia Wong, em agosto deste ano, foi um importante passo para torná-lo referência internacional no tratamento do câncer. A unidade visa proporcionar o cuidado centrado no paciente, através de avanços tecnológicos aliados ao cuidado de profissionais de excelência.

Anúncio do Centro Internacional de Referência em Oncologia do Moinhos de Vento (2015)

Anúncio do Centro Internacional de Referência em Oncologia do Moinhos de Vento (2015)

Coletiva_Entrevistas_Oncologia_Moinhos

Coletiva de imprensa com a presença de profissionais responsáveis pelo Centro de Oncologia Lydia Wong Ling e Mohamed Parrini, Superintendente Executivo do HMV

 

Em 2017, quando completará 90 anos, o Hospital concluirá um novo prédio que ampliará a capacidade de internação em 100 leitos. A estrutura será dividida em Unidades de internação, Centro de Terapia Intensiva Adulto e Centro de Terapia Hematológica (especializado no tratamento de doenças oncohematológicas).

Moinhos de Vento assina acordo para início imediato das obras de novo prédio

Novas instalações e leitos a serem inaugurados em 2017

 

Para o presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS, Cláudio Allgayer, o Moinhos é uma das principais referências em saúde, que extrapolou os limites das fronteiras do Estado. “O Moinhos fixou seu lugar para além do nosso Estado. É reconhecido hoje, internacionalmente. Ele é a prova de que apostar em qualidade, segurança e principalmente em pessoas, possibilita o alcance de resultados multiplicadores e de grande alcance. O Moinhos está no seleto rol das empresas que nos faz ter orgulho de sermos gaúchos”, resumiu Allgayer.

Estrutura_Onco_Moinhos

Modernidade e inovação marcam a trajetória da instituição

 

 

VEJA TAMBÉM