Gestão e Qualidade | 19 de setembro de 2012

Hospital Mãe de Deus conquista certificação internacional

A instituição é a única no Sul do Brasil com duas certificações em seu modelo de gestão
Hospital_HMD_Eduardo_Seidl

O Hospital Mãe de Deus (HMD) conquistou a certificação da  Joint Commission International (JCI). Anteriormente, o hospital já possuía a certificação de Organização Nacional de Acreditação (ONA), em nível 3, considerado de excelência. No RS, o hospital é a segunda instituição a conquistar a certificação internacional.

A certificação da JCI significa que a instituição de saúde segue práticas internacionais em seus processos assistenciais e administrativos, incluindo a segurança no ambiente hospitalar, o atendimento humanizado, treinamento permanente dos colaboradores, gerenciamento da informação, entre outros aspectos. A JCI é a mais antiga comissão acreditadora de instituições de saúde, com sede nos Estados Unidos, e com atuação em diversos países. A acreditação é uma avaliação efetuada por uma entidade independente, tecnicamente capacitada, dos serviços ou produtos ofertados, certificando-os por seguir protocolos padronizados e eficazes de segurança ao usuário final.

Segundo o Diretor Superintendente do HMD, Dr. Claudio Seferin, a certificação da JCI e da ONA asseguram que o Hospital Mãe de Deus opera com qualidade e segurança aos pacientes e se compara aos melhores hospitais do mundo. “Nós buscamos continuamente as melhores práticas para garantir ao paciente um atendimento com a máxima qualidade e segurança”.

Seferin acrescenta que “o HMD tem como diferencial o acolhimento ao paciente associado à tecnologia de ponta na área da saúde, além de possuir profissionais altamente capacitados”.

O Hospital Mãe de Deus faz parte de um complexo hospitalar que agrega 9 hospitais no RS, possui 1.450 leitos, sendo 73% destinado ao Sistema Único de Saúde (SUS), além de 5.250 colaboradores. Em 2012, já atendeu mais de 1,5 milhões de pessoas.

Acreditação no Brasil

No Brasil existem 6.314 hospitais e, desse total, 192 instituições possuem algum tipo de certificação ou reconhecimento em acreditação. No RS são 334 hospitais cadastrados no CNES (dados de agosto/2012) e apenas 9 entidades que possuem alguma certificação. A busca pela acreditação é uma das tendências para o setor saúde nos próximos anos e que deve elevar os números no Brasil.

 

VEJA TAMBÉM