Gestão e Qualidade | 23 de dezembro de 2020

Hospital Ernesto Dornelles intensifica uso de soluções digitais e vê saldo positivo no enfrentamento da Covid

Em série especial, superintendente Odacir Rossato ressalta a importância de “um novo olhar para a indústria nacional”
Hospital Ernesto Dornelles intensifica uso de soluções digitais e vê saldo positivo no enfrentamento da pandemia

O Hospital Ernesto Dornelles (HED) apostou em soluções digitais para encarar o desafiador ano de 2020, em que a pandemia da Covid-19 foi o grande foco de enfrentamento. De acordo com o superintendente administrativo, Odacir Rossato, que participa da série especial de entrevistas do Setor Saúde, com os principais executivos de saúde do RS, aplicativos foram adotados e soluções digitais como a teleconsulta ganharam maior ênfase para o enfrentamento da pandemia. Rossato destaca que a instituição se preparou para enfrentar a pandemia com a criação do Comitê de Gerenciamento de Crise Covid-19.

Além da preparação para enfrentar a Covid-19, duas grandes modernizações marcaram o ano de 2020 do HED: em setembro, foi inaugurado o Centro de Nefrologia e Diálise (CND), com capacidade para 120 atendimentos diários. Em novembro, o recém-inaugurado VITTA – Centro Avançado de Radioterapia, do HED, colocou à disposição da população o moderno acelerador linear Versa HD, equipamento de radioterapia da sueca Elekta.

Para Rossato, as atenções daqui para a frente deverão estar voltadas em repensar o tamanho do Hospital, para “um novo olhar para a indústria nacional”, e a importância do fortalecimento dos centros de pesquisa e dos hospitais regionais (de maior complexidade). Leia a entrevista completa.

As ações de gestão para o enfrentamento da pandemia

O superintendente administrativo explica que, apesar de o Hospital Ernesto Dornelles possuir um planejamento estratégico estruturado, no qual estão contemplados inúmeros planos de contingências, os imediatos impactos causados pela Covid-19 “tomou o mundo de surpresa” e exigiu respostas rápidas.


A gestão do HED se fortaleceu para, diariamente, atualizar as estratégias da instituição. “Foi preciso agirmos com rapidez: readequando áreas físicas, alterando processos, reestruturando a logística interna, uma infinidade de ações, que foram conduzidas pelo Comitê de Gerenciamento de Crise Covid-19, com reuniões diárias.”, afirma.

Rossato explica que o HED ajustou estoques de medicamentos e materiais, mantendo controles diários do perfil epidemiológico da nova doença.  Além disso, novos protocolos foram desenvolvidos e muitos treinamentos implementados buscando a segurança dos colaboradores e clientes.

A união da equipe foi decisiva para a instituição enfrentar bem os desafios impostos. “O trabalho em equipe, que já é um diferencial em nosso hospital, a cada dia, a cada vitória, a cada vida salva, ficava ainda mais evidenciado, trazendo motivação extra para seguirmos em frente no cuidado com os nossos colaboradores, médicos, pacientes e familiares”.


ações do Hospital Ernesto Dornelles frente à Covid-19

Soluções digitais

O superintendente administrativo explica que a instituição apostou em algumas soluções digitais para se adaptar às exigências impostas pela nova doença. Ele destaca alguns projetos priorizados em virtude da pandemia.


Planejamento e implantação do home office: “O HED, em menos de 48 horas implementou, por meio do seu Departamento de Tecnologia da Informação, um ambiente de acesso em sistemas essenciais e desktops virtuais (VDI – Virtual Desktop Infrastructure) customizáveis de fácil usabilidade, para que determinados colaboradores do hospital pudessem trabalhar com dados restritos de maneira segura em suas casas através de um portal simples com atalhos e orientações precisas, dando autonomia ao usuário de acordo com seu perfil de atividade”.


Planejamento e implantação de teleconsulta para colaboradores: “Foi desenvolvido, em 4 dias, um processo de teleatendimento para os colaboradores do Hospital, via agendamento por telefone e videochamada, para aqueles que apresentam algum sintoma durante a sua jornada de trabalho e acompanhamento do colaborador que está afastado em casa, prezando assim pela segurança e saúde de todos”.


Visita Virtual: “Foi desenvolvido um canal de comunicação entre o paciente internado e isolado e o seu familiar, por intermédio do trabalho de psicólogas, utilizando tablets como recurso (televisita)”.


App para gestão de ocupação dos leitos: “Foi implementado um aplicativo focado para a gestão de enfermagem, instrumentalizando de forma mais rápida o acesso às informações de movimentação de pacientes e ocupação hospitalar. O aplicativo piloto ficou disponível para homologação das gestoras da enfermagem já na segunda semana de confinamento”.


Aplicativo para o corpo clínico: “Ferramenta que integra informações relevantes para os profissionais de saúde (agendas médicas, prontuário eletrônico do paciente e chat entre o corpo clínico) em uma plataforma mobile. No cenário da pandemia, o aplicativo facilita a mobilidade dos médicos das áreas críticas do hospital, garantindo acesso rápido e seguro às informações necessárias para a tomada de decisão clínica.


Painéis Digitais Assistenciais: “Monitores que permitem a divulgação de informações sobre o status do paciente. Assim, a equipe assistencial tem acesso imediato às informações relevantes para a tomada de decisões nas condutas médicas necessárias para o cuidado dos pacientes. Já implementado em duas unidades de internação, o que trouxe mais agilidade nos procedimentos”.


Teleconsulta: “Em fase de finalização de análise de processo e recursos, será implementada a ferramenta de teleconsulta HED. A solução deve contemplar toda a jornada do paciente, com mais de 40 requisitos funcionais como detecção de sintomas via teletriagem, geração de teleconsulta com médicos do corpo clínico do hospital, integração ao prontuário eletrônico do paciente, receitas médicas e acompanhamento médico durante todo o tempo necessário por canais direto de comunicação, ou contato com outros profissionais da saúde das equipes multiprofissionais”.


Novo Centro de Nefrologia e Diálise e nova estrutura de Radioterapia

“Foi um ano muito atípico. O HED manteve em paralelo seus projetos de desenvolvimento, contudo, muito atento ao desafio promovido pela Covid-19. Porém, o nosso crescimento se manteve mesmo com o cenário da pandemia”, explica Rossato. Ele destaca duas inaugurações: do Centro de Nefrologia e Diálise do HED, “uma estrutura moderna com equipamentos de alta performance e uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, que o coloca como um dos mais modernos centros do sul do país”. E a inauguração do moderno serviço de Radioterapia do HED, com inauguração de aparelho de alta tecnologia.

Hospital Ernesto Dornelles apresenta Centro de Nefrologia e Diálise com tecnologia de ponta

Centro de Nefrologia e Diálise – Em setembro, o HED inaugurou Porto Alegre um novo conceito em tratamento dialítico com a inauguração do seu novo Centro de Nefrologia e Diálise (CND). O CND possui equipamentos com tecnologia de ponta e capacidade para realizar 120 atendimentos dialíticos diários com praticidade, eficiência e comodidade. O Centro possui uma equipe multiprofissional com enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais e médicos.

Ao todo, o novo Centro de Nefrologia e Diálise do HED possui 1053m², com:

17 box privativos equipados com smart TV, controle de temperatura e poltrona para acompanhante;

Dois isolamentos com fluxo unidirecional de ar (pressão negativa);

15 poltronas centralizadas destinadas aos pacientes que necessitam de maior atenção da equipe;

Uma sala exclusiva para portadores de HCV;

Wi-fi para todos os pacientes e acompanhantes;

Sala de espera ampla e confortável com disponibilidade de marcação de cirurgião vascular e consultas multidisciplinares;

Farmácia própria;

Consultórios na própria Unidade;

Educação continuada a pacientes e familiares

Hospital Ernesto Dornelles apresenta Centro de Nefrologia e Diálise com tecnologia de ponta_

Radioterapia – Recentemente, o HED inaururou o seu VITTA – Centro Avançado de Radioterapia, e, em novembro, apresentou a aquisição do acelerador linear Versa HD, equipamento de radioterapia da sueca Elekta, que pode tratar todos os tipos de cânceres, como de próstata, pulmão e mama. O novo equipamento está localizado junto ao Centro Clínico do Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre.

O Versa HD fornece aos médicos do VITTA a flexibilidade para tratar um amplo espectro de tumores em todo o corpo, ao mesmo tempo em que permite o tratamento de cânceres altamente complexos que precisam de extrema precisão de direcionamento. Com o sistema, o novo centro radioterápico irá realizar tratamentos de alta precisão, com maior segurança e conforto para os pacientes, reduzindo o número total de sessões para alguns tratamentos oncológicos.

O Centro Avançado de Radioterapia VITTA fica na avenida Ipiranga, 1801, loja 14, em Porto Alegre.

eduardo leite vitta

Além das recentes modernizações, Rossato revela que o HED planeja divulgar outras novidades em breve. “Outros projetos estão em desenvolvimento, alguns com previsão de implantação no próximo trimestre, que nos permitirão continuar crescendo diante da crise”, salienta.

Alta nos preços e impacto financeiro

As alterações que a Covid-19 causou nos hospitais gerou impacto financeiro nas instituições. O superintendente administrativo aponta que a elevação dos preços de medicamentos e materiais, e a queda de ocupação de leitos por outras doenças, pelo receio da comunidade, geraram impacto significativo no HED.


“O impacto financeiro foi sentido em todo o mercado, os produtos relacionados ao tratamento da Covid-19 (materiais e medicamentos), tiveram uma elevação de preços desproporcional, motivada pela lei de oferta e procura. A taxa de ocupação dos serviços e leitos hospitalares decaíram abruptamente, pelo afastamento da comunidade, temendo pela nova doença. Procedimentos eletivos foram cancelados e postergados. Houve restrições nas portas de entradas limitadas pela capacidade instalada. Inúmeros casos de isolamento reduziram o tamanho do hospital. Todos estes fatores citados evidentemente impactaram no resultado financeiro da instituição”, afirma.

Entretanto, Rossato está confiante na retomada positiva da instituição, com foco em qualidade e segurança. “Acreditamos que com muita criatividade, investindo em inovação e transformando nosso aprendizado em ações efetivas em prol da instituição, vamos superar as dificuldades, e retomaremos o desenvolvimento dos serviços com um olhar ainda mais aguçado para a área de qualidade e segurança. Confiamos em nossas equipes de trabalhos e acreditamos que estamos no caminho certo e implementando melhores e modernas práticas em todos nossos segmentos, sejam eles assistenciais ou administrativos, pois buscamos a excelência na experiência no Hospital Ernesto Dornelles”, aponta.


Desafio para 2021: repensar o tamanho do Hospital

“Nosso desafio é repensar o novo tamanho do Hospital, mantendo serviços altamente qualificados, profissionais comprometidos com os objetivos estratégicos e o paciente como centro do nosso atendimento”, analisa.

Renovações tecnológicas

O superintendente administrativo enfatiza que as inaugurações previstas para este ano não foram postergadas para 2021, mas afirma que já estão avaliados novos projetos para serem implementados, que visarão oferecer à comunidade cada vez mais serviços de excelência. O foco em renovações tecnológicas é destacado por Rossato.


“As novas tecnologias e renovação tecnológica estarão atreladas aos projetos apresentados pelos gestores. Por meio do nosso CITS – Centro de Inovação Tecnológica em Saúde, novos projetos estão sendo desenvolvidos, cuja implementação em 2021 já é uma realidade, como painéis de acompanhamento assistencial, incremento do teleatendimento, entre outros”, revela.


Como será o hospital pós-pandemia?

“Um hospital mais experiente, trabalhando melhor com as adversidades, e ciente da alta relevância de um sistema de comunicação efetivo, com um olhar diferenciado para nossos colaboradores.  Atuando junto às operadoras de saúde, visando uma consolidação de interesses mútuos em prol dos pacientes. Fortalecendo o relacionamento com nossos fornecedores, estreitando o relacionamento e prestigiando a indústria nacional”, assim analisa o superintendente administrativo.

Novas tendências do mercado: verticalização, fusões e aquisições e parcerias estratégicas entre hospitais

Para Rossato, o diferencial competitivo se dará na qualificação dos serviços. Para ele, a grande “fusão” será a consolidação de parcerias que compartilham conhecimento, investem conjuntamente em inovação, buscam soluções não mais isoladas, mas sim conjuntas com outros players.


“Existe muito espaço para quem pensa em segurança, qualidade, inovação e com olhar na experiência dos clientes. Não é o tamanho físico, mas a qualificação que promoverá a perenidade”, avalia.

Ele cita as movimentações do HED no mercado. “Em 2019, o Hospital Ernesto Dornelles firmou a parceria com a PUCRS, Hospital São Lucas e o BioHub com o objetivo de cooperação, intercâmbio tecnológico e científico e o desenvolvimento de recursos humanos através da disseminação do uso, ensino e treinamento em tecnologia de ponta e a realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em saúde”, afirma.

Parceria foi firmada em novembro

Parceria foi firmada em novembro de 2019

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Telessaúde e LGPD

Em 2020, a telessaúde e a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em setembro de 2020, foram dois tópicos que impactaram significativamente o setor de saúde. O superintendente detalha como o HED observa as novidades.


“As oportunidades de aceleração na telessaúde são um fato, creio que irreversível. Muito teremos que aprender no ano de 2021, em especial com a aceitação efetiva de nossos pacientes e médicos desta nova alternativa”, diz.

“Quanto à LGPD todos estão trabalhando para implementar em nosso dia a dia. O HED vem, desde 2018, participando e promovendo atividades que abordam o tema, contribuindo diretamente em ações sobre a LGPD junto à ANAHP (Associação Nacional de Hospitais Provados) e protagonizando jornadas de TI Hospitalar que proporcionam a troca de experiências e conhecimento entre hospitais do RS. As ações para tratar a privacidade dos dados em nossa Instituição fazem parte da estratégia de Segurança Corporativa que permeia Segurança da Informação e LGPD”, detalha.


Série especial as ações do Hospital Ernesto Dornelles frente à Covid-19

“Um novo olhar para a indústria nacional”

Questionado sobre quais fatores devem ter maior foco de atenção na saúde brasileira para o próximo ano, Rossato destaca a importância de um novo olhar para a indústria nacional e fortalecimento de centros de pesquisa e hospitais regionais.


“Precisamos de um novo olhar para a indústria nacional, assim como o fortalecimento dos centros de pesquisa e dos hospitais regionais (de maior complexidade). Também pontuo desburocratização, com segurança, dos trâmites de aprovação dos produtos e serviços de saúde. E, efetivamente, colocar a saúde como prioridade em todas as instâncias nacionais, bem como trabalhar constantemente a redução contínua dos desperdícios”, analisa.


Lições da pandemia

“Destaco, principalmente, como lições da pandemia, a importância do trabalho em equipe juntamente com a agilidade na tomada de decisão; o aprimoramento no monitoramento de indicadores atrelado à flexibilidade dos processos, focando nas questões de alta relevância; rapidez na implementação de planos de ações planejados; e alta relevância de um sistema efetivo de comunicação”, afirma.

Agradecimento especial aos profissionais de saúde

A mensagem primordial é de gratidão aos profissionais de saúde. Aos inúmeros colegas de todas as categorias profissionais, que se doaram, se dedicaram, se sensibilizaram com o momento ímpar que passamos e estamos passando. Foram corajosos, comprometidos e se mantiveram lado a lado atendendo as necessidades de nossos clientes.  Nosso desejo é de que os próximos anos compensem todo o esforço e que Deus proteja suas famílias. Durante a pandemia, consolidamos nosso compromisso com a qualificação da experiência de pacientes, familiares e colaboradores, por meio do Programa de Experiência HED. Sendo assim, o HED reforça seu compromisso com a comunidade, colocando pacientes e familiares no centro do cuidado. Agradecemos a confiança depositada em nossa Instituição, na certeza de que em 2021 estaremos prontos para oferecer à comunidade uma assistência cada vez mais qualificada e humana”, finaliza.

Hospital Ernesto Dornelles intensifica uso de soluções digitais e vê saldo positivo no enfrentamento da pandemia

Odacir Rossato

É contabilista, executivo hospitalar, graduado em gestão hospitalar e pós-graduado em administração hospitalar, e Comendador do Instituto Cultural Giuseppe e Anita Garibaldi, de Bento Gonçalves. Desde 1970, atua no Hospital Ernesto Dornelles, onde obteve ascensão em diversos setores e cargos, até assumir, em 2010, a superintendência administrativa do HED, onde segue até hoje. Atualmente, é vice-presidente da FEHOSUL (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul); vice-presidente do Sindihospa (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre); diretor financeiro da Associação de Hospitais de Porto Alegre (AHPA); e Fellow do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs).

 



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