Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 21 de novembro de 2023

Hospital Ernesto Dornelles inova ao implementar projeto de Aprimoramento da Resiliência Operacional

Iniciativa está sendo aplicada na Jornada do Paciente no serviço de Emergência e tem o objetivo de melhorar o atendimento e a experiência do paciente.
Hospital Ernesto Dornelles inova ao implementar projeto de Aprimoramento da Resiliência Operacional

O Hospital Ernesto Dornelles (HED) deu um importante passo em direção ao aprimoramento da resiliência operacional na jornada do paciente em seu setor de emergência. A apresentação do projeto foi um marco para a instituição, que busca constantemente melhorar seus processos e garantir a excelência no atendimento. O trabalho foi desenvolvido pela empresa Adjust Consultoria, juntamente com o Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde do HED – CitS.

A resiliência operacional é um conceito que tem ganhado cada vez mais destaque no setor da saúde. Trata-se da capacidade de uma organização de se adaptar e se recuperar rapidamente diante de adversidades, mantendo a qualidade e a segurança dos serviços prestados. No caso do Hospital Ernesto Dornelles, a resiliência operacional é fundamental para garantir que os pacientes recebam o melhor atendimento possível, mesmo em situações de emergência.


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Engenharia de Resiliência

Por meio de análises e metodologias sistêmicas do campo da Engenharia de Resiliência, foi possível compreender a realidade complexa do serviço de emergência médica que influenciam na experiência do paciente durante os momentos de superlotação (períodos de bandeira vermelha), construindo soluções em processos e treinamentos para o desenvolvimento da resiliência organizacional frente a desafios e oportunidades. O estudo ocorreu nas áreas de triagem, consulta, exames, medicação, reavaliação e internação.

Segundo Rafael Trancoso e João Freitas, sócios-fundadores da Adjust Consultoria, o HED foi escolhido para o desenvolvimento do projeto por ser uma instituição de referência e possuir um centro de inovação, que busca, constantemente, aprimoramento e atualização de processos. “Por ser uma organização complexa, com diversos setores numa emergência enorme, o hospital possui um grau de complexidade que se adequa a essa abordagem da engenharia de resiliência. Além de ser uma instituição que está sempre buscando novas abordagens”, complementa Trancoso.

Para Geraldo Aguiar e Luis Goulart, lideranças do Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde do HED, atuar com startups através do CitS contribui com o desenvolvimento da instituição e das empresas. “O nosso objetivo era aproximar esse conhecimento acadêmico e tecnológico para a área de gestão em saúde, ou seja, é um conhecimento que ainda é embrionário nas empresas do setor e estamos tendo oportunidade de inovar. Visamos fomentar as startups em um ecossistema. Nós servimos de campo de estudo, pesquisa e aplicação de novas tecnologias. Quando uma startup trabalha conosco, nós estamos fomentando esses novos atendimentos em saúde”.

Segundo o gestor médico do Serviço de Emergência do HED, Dr. Alexandre Becker, o projeto trouxe uma visão mais ampla sobre os processos. “A engenharia de resiliência pode parecer algo distante no cenário da saúde. Mas ela tem uma ciência por trás. O relatório de diagnóstico entregue mostrou todos os pontos em que podemos atuar para aprimorar a assistência aos nossos pacientes. A apresentação deste projeto representa um importante avanço na busca pela excelência no atendimento”.

 



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