Mundo, Tecnologia e Inovação | 3 de abril de 2023

Hospital de Israel testa drone brasileiro para transferência de sangue

Veículo percorreu 25 km de distância com carga de 3,8 kg
Hospital de Israel testa drone brasileiro para transferência de sangue

A empresa brasileira Speedbird Aero realizou no dia 3 de abril a primeira transferência de sangue por drone de um hospital para outro em Israel. O projeto piloto é uma iniciativa do Hospital Rambam, de Haifa, e pode ser incorporada ao cotidiano da instituição.

Unidades de sangue fornecidas por Magen David Adom (equivalente israelense a Cruz Vermelha) foram transportadas por um drone construído pela empresa brasileira Speedbird Aero. O material coletado saiu do Rambam Medical Center, em Haifa, para o Galilee Medical Center em Nahariya, a 25 quilômetros de distância. O teste envolveu a transferência de 3,8 kg de sangue. Este modelo de Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado) pode transportar até 10 quilos.


PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


Hospital Rambam

Vinculado ao Instituto Technion, de Haifa, o Rambam teve dois de seus pesquisadores — Aaron Ciechanover e Avram Hershko — premiados com o Nobel de Química, por seu trabalho com células-tronco. O nome do hospital é um acrônimo de Moisés Ben Maimon (1135-1204), filósofo e médico judeu nascido na Espanha.

Speedbird Aero drone avant

Aproximadamente 80.000 pacientes são cuidados pelo hospital todos os anos, além do atendimento de 600.000 pessoas nos seus ambulatórios e institutos médicos. A escola de medicina do Technion está localizada ao lado do hospital e possui um centro médico com 36 departamentos com 1.000 leitos, 45 unidades médicas, 9 institutos e 6 laboratórios.


PUBLICIDADE

ZG SOLUCOES GLOSAS SS 600


 



VEJA TAMBÉM