Gestão e Qualidade | 18 de julho de 2020

Hospital de Clínicas de Porto Alegre abre mais 12 leitos para atendimento a pacientes com Covid-19

Hospital chega a 93 leitos disponíveis para atendimento de pacientes Covid-19
Hospital de Clínicas de Porto Alegre abre mais 12 leitos para atendimento a pacientes com Covid-19

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) concluiu, na quarta-feira (15), a instalação de mais 12 leitos de terapia intensiva para atendimento a casos graves de Covid-19, totalizando, até agora, 93 leitos. Com o recurso de R$ 57 milhões do Ministério da Educação, remanejamento de áreas, equipamentos e profissionais, o hospital começou a disponibilizar leitos emergenciais em março e, desde 2 de abril, vem implantando seu novo Centro de Terapia Intensiva (CTI) no Bloco B, um dos prédios concluídos no final de 2019. O HCPA é um dos hospitais referência na cidade para pacientes SUS.

Nesse período, também já foram contratados 645 profissionais temporários para as vagas liberadas pelo Ministério da Economia e foram convocados voluntários. Apesar de todos esses esforços, a capacidade pode não ser suficiente para atender à demanda, que não para de crescer.

Segundo a instituição, a ocupação dos leitos de CTI tem ficado próxima aos 100% e o aumento de profissionais infectados fragiliza a força de trabalho do hospital. Dos cerca de 6 mil trabalhadores, até o momento 409 testaram positivo para a covid-19 e, destes, 191 seguem afastados das atividades por causa da doença.

Saiba mais: Porto Alegre caminha para a adoção de lockdown nos próximos dias

 



VEJA TAMBÉM