Gestão e Qualidade | 12 de janeiro de 2024

Hospital de Clínicas de Passo Fundo planeja inaugurar novas unidades em 2024

Administrador do Hospital Luciney Bohrer é o 11º entrevistado da série especial do Setor Saúde.
HCPF projeta a inauguração de novas unidades em 2024

O ano de 2023 do Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HCPF) foi classificado como positivo por Luciney Bohrer, administrador do complexo de saúde. Em entrevista ao portal Setor Saúde, o executivo destaca entregas importantes para a comunidade no ano passado, principalmente na área de cirurgia robótica e estruturalmente com a nova Emergência e novas UTIs. Dando continuidade ao processo de qualificação dos serviços prestados ao SUS, novas unidades estão previstas para 2024: “estas novas estruturas, além de proporcionar maior conforto aos pacientes, possibilitarão às equipes de saúde o desempenho de suas funções de forma ainda mais assertiva e ágil”, destaca. Bohrer é o 11º participante da série especial de entrevistas com executivos de hospitais, operadoras e clínicas do Brasil.

Conforme Bohrer, a visão do HCPF está voltada para o desenvolvimento de um ecossistema de referência na assistência, ensino e pesquisa em saúde, com inovação, qualidade e sustentabilidade. O executivo aborda ainda tendências e/ou inovações que ditarão os rumos da saúde nos próximos anos e defende como pauta prioritária do setor para o próximo ano a busca da atualização da remuneração SUS em todo o Brasil. Confira. 


PUBLICIDADE

HM-CEO-24


Conquistas mais relevantes em 2023: evolução tecnológica e novas estruturas

“O ano de 2023 encerra para o Hospital de Clínicas com um saldo muito positivo de entregas de novos serviços para a comunidade. Além da evolução tecnológica, com investimentos na área de cirurgia robótica, o HCPF disponibilizou novas estruturas, como a Unidade de Emergência, nova UTI para pacientes adultos, leitos clínicos e salas cirúrgicas e um terceiro equipamento de hemodinâmica, qualificando o atendimento que já era oferecido aqui e criando um espaço diferenciado e exclusivo.”

“Estamos cada vez mais próximos da comunidade com uma unidade de assistência na área laboratorial inaugurada recentemente no Bella Città Shopping, facilitando o acesso da população aos serviços de saúde”, completa Bohrer.


PUBLICIDADE

compras-hospitalares-shs


Principais investimentos para 2024: oncologia, hemodiálise, pediatria, maternidade e leitos de internação

“Ao manter nosso foco nos pilares de atuação que envolvem a gestão, ensino e parceria com o corpo clínico, o planejamento de 2024 inclui a continuidade da qualificação dos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde, com a inauguração de novas unidades para os serviços de oncologia, hemodiálise, pediatria, maternidade, além de leitos de internação clínica e cirúrgica.”

Conforme Bohrer, “estas novas estruturas, além de proporcionar maior conforto aos pacientes, possibilitarão às equipes de saúde o desempenho de suas funções de forma ainda mais assertiva e ágil.”


PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


Movimentos mais recentes da organização que ajudam a evidenciar os esforços para melhorar a eficiência

Ao abordar as ações que evidenciamos esforços para melhorar a eficiência, mantendo a sua função social e a sustentabilidade econômico-financeira Bohrer cita investimentos em acreditação, novas tecnologias e as melhorias estruturais e de processos.

“A avaliação no processo de Acreditação Hospitalar evidencia a preocupação do Hospital de Clínicas em evoluir e proporcionar aos pacientes os melhores recursos para a resolução de seus problemas de saúde. Com a consolidação do Centro Regional de Cirurgia Robótica, que hoje já conta com dois robôs – o da Vinci X e o robô ROSA – nos colocamos na vanguarda da área da saúde na região norte do Rio Grande do Sul e atualmente recebemos equipes de várias regiões do estado e também de Santa Catarina, demonstrando a confiança na estrutura tecnológica e humana oferecida aqui.”

cirurgia robotica hcpf

“A nova Unidade de Emergência também é uma estrutura que merece ser destacada devido a otimização de seus processos internos e ao conforto oferecido aos pacientes do Sistema Único de Saúde, colaborando para a agilidade no atendimento desta área que recebe intensa demanda, não apenas de Passo Fundo, mas também de outras cidades da nossa região.”

“O LabHC Unidade Bella Città Shopping também é um serviço planejado para estar mais próximo da comunidade, oferecendo agilidade para os pacientes”, pontua Bohrer.

Diretrizes ou eixos estratégicos estipulados para o ciclo 2024, em termos de gestão e assistência

“A visão do HCPF está voltada para o desenvolvimento de um ecossistema de referência na assistência, ensino e pesquisa em saúde, com inovação, qualidade e sustentabilidade. Para isso, estamos dedicados à transformação digital, com foco centrado cada vez mais no paciente, apresentando o Aplicativo HC + Saúde e à digitalização dos prontuários e prescrições, intensificando a medicina preventiva e a otimização dos recursos já existentes”, projeta o administrador do Hospital de Clínicas de Passo Fundo.

hcpf emergencia

Tendências e/ou inovações ditarão os rumos da saúde nos próximos anos 

“A gestão de dados e a personalização da assistência com o uso da inteligência artificial são realidades cada vez mais presentes em nosso dia a dia e otimizam a prestação de serviços em todas as áreas”, explica Bohrer.

“No segmento de saúde, a tecnologia traz um impacto ainda mais relevante, visto que colabora com a qualidade de vida, prevenção, assertividade nos procedimentos e também aperfeiçoa a alocação de recursos”, adiciona.

“O HCPF mantém sua atividade voltada à inovação e tecnologia e já possui expertise nesta área. Estamos preparados para as transformações no mercado, unindo a competência dos profissionais que aqui atuam com as novas ferramentas do negócio”, afirma.

hcpf uti

Atualização da Tabela SUS

Ao falar sobre gargalos que devem ser foco de atenção dos governos e das organizações de saúde em 2024, Bohrer entende que a pauta prioritária para este ano deve ser a busca pela atualização da Tabela SUS, uma demanda histórica do segmento hospitalar que atende pacientes da saúde pública.

“O equilíbrio financeiro e a sustentabilidade são preocupações constantes das entidades de saúde, principalmente no segmento filantrópico. Este tópico envolve mais questões, como os modelos de remuneração vigentes nas tabelas do SUS, pauta já levantada pelos prestadores de serviço há diversos anos. Esta atualização é fundamental para o custeio das operações em saúde e para que a assistência neste convênio acompanhe as inovações e transformações, oferecendo ao paciente um atendimento digno e de qualidade. Consideramos esta uma das pautas prioritárias para o próximo ano em todo o Brasil. No Rio Grande do Sul, a sustentabilidade do IPE Saúde também deve ser motivo de atenção, especialmente no quesito das remunerações hospitalares.” finaliza.

PERFIL LUCINEY BOHRER HCPF

perfil hcpf

 

 

 

 



VEJA TAMBÉM