Gestão e Qualidade | 25 de junho de 2014

Hospital da Restinga inicia suas operações no dia 30

Abertura do Pronto Atendimento será na parte da noite
Tomógrafo Digital

O Hospital Restinga e Extremo-Sul começará sua operação de maneira gradual, no dia 30 de junho, segunda, às 23 horas, com abertura do Pronto Atendimento. Além dos 25 leitos do Pronto Atendimento, serão também disponibilizados 62 leitos de internação.

Nesta primeira etapa, o Hospital contará com 250 colaboradores para atender uma comunidade equivalente a 110 mil habitantes de seis bairros de Porto Alegre – Restinga, Lageado, Lami, Belém Novo, Ponta Grossa e Chapéu do Sol, todos situados na última área verde da capital, que experimenta grande desenvolvimento nos anos mais recentes.

Uma equipe do Hospital Moinhos de Vento, responsável pela gestão da nova instituição, já está trabalhando no local para adequar toda estrutura ao atendimento e garantir total eficiência no processo de transferência dos pacientes que estiverem sendo atendidos no antigo Pronto Atendimento da Restinga, em operação há 10 anos, para o novo Hospital.

O Hospital em pleno funcionamento

Quando o hospital estiver em pleno funcionamento, contará também com Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, Unidade de Terapia Intensiva, Serviço de Reabilitação, Unidade de Diagnóstico, Centro de Especialidades para consultas ambulatoriais e, para a formação de recursos humanos, uma Escola de Gestão em Saúde. O Hospital contará, então, com 121 leitos de internação e 49 leitos de passagem, totalizando 170 leitos à disposição da comunidade, empregando cerca de 800 colaboradores.

Serviço

Hospital Restinga e Extremo-Sul
Estrada João Antônio da Silveira, 3330
Servida por três linhas de ônibus – Restinga/PUC e Linha Restinga/PUC/Cairu, das empresas STS e Unibus e, Linha A14, da empresa STS

O projeto

O Projeto prevê a criação de um Sistema Regional de Saúde na região da Restinga e Extremo-Sul, onde a maioria das necessidades de saúde da população possa ser atendida.

Para compor o Sistema Regional de Saúde, que hoje já conta com Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Estratégia Saúde da Família, necessitava-se de um Complexo Hospitalar, materializado no Hospital Restinga e Extremo-Sul.

O empreendimento foi construído sob concepção horizontalizada e sustentável num terreno com área de 41.670 m², sendo 19.148 m² de edificações. Dentro do conceito de “verde”, existe preservação da vegetação nativa no entorno, utilização de água da chuva para sanitários e aquecimento solar da água.

O hospital foi construído pelo Hospital Moinhos de Vento, que participa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, onde recursos de isenções fiscais são aplicados em projetos para melhoria do SUS. Sua operação, definida pela contratualização, assinada no último dia 6 de junho, será custeada mensalmente pela União (50%), Estado (24%) e Município (26%). A gestão da operação do novo Hospital fica sob responsabilidade do Hospital Moinhos de Vento.

Emergência 24h

Emergência 24h

Observação Pediatria

Observação Pediatria

Recepção

Recepção

VEJA TAMBÉM