Gestão e Qualidade | 14 de julho de 2021

Hospital Conceição realiza primeira cirurgia bariátrica por videolaparoscopia

Cirurgia foi possível graças ao incremento no parque tecnológico do hospital, com a chegada de seis torres de videocirurgia de última geração
Hospital Conceição realiza primeira cirurgia bariátrica por videolaparoscopia

Foi realizada na manhã desta terça-feira (13) a primeira cirurgia bariátrica por videolaparoscopia do Hospital Conceição, integrante do complexo do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em Porto Alegre (RS). Segundo a instituição hospitalar, a técnica de redução do estômago por videolaparoscopia ainda é pouco utilizada no Sistema Único de Saúde (SUS). Além de ser mais rápida e mais segura, este tipo de cirurgia traz menos complicações e menos dor no pós-operatório.

“O paciente se recupera mais rápido”, disse o chefe do Serviço de Cirurgia, supervisor da Cirurgia do Aparelho Digestivo e cirurgião do Centro de Atenção ao Obeso Classe III do Hospital Conceição, Maurício Jacques Ramos (foto abaixo), responsável pelo procedimento inédito no GHC.

Maurício Jacques Ramos

Ele destacou que o sucesso na realização da cirurgia foi possível graças ao incremento no parque tecnológico do hospital, com a chegada de seis torres de videocirurgia de última geração, além do esforço conjunto da Gerência de Internação e de gestores do Bloco Cirúrgico e da Enfermagem.

A paciente, uma mulher de 40 anos com 170 kg, passa bem, após o procedimento que transcorreu sem intercorrências. Além de Ramos, o procedimento contou com médicos anestesistas, médicos residentes e equipe de enfermagem.

cirurgia bariátrica por videolaparoscopia sus

Ideia é adotar a técnica para todos os pacientes futuramente

Conforme o especialista, a ideia é implementar a cirurgia bariátrica por videolaparoscopia gradualmente para os novos casos e que futuramente todos sejam contemplados.

O gerente de Internação do Hospital Conceição, Rafael Ribeiro, também comemora a iniciativa. “Oferecer ao usuário uma modalidade de tratamento mais eficaz, com melhor resultado e melhor recuperação sempre é um objetivo que permeia esta e outras iniciativas da gerência junto às equipes assistenciais”.

O diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, completou que “a Diretoria ressalta a importância dessas inovações técnicas, trazendo qualidade e segurança para o paciente”.

Com informações e fotos Comunicação GHC. Edição SS.

 



VEJA TAMBÉM