Gestão e Qualidade | 8 de setembro de 2022

Hospital Conceição conquista certificação da World Stroke Organization como Centro Essencial de AVC

“Esse reconhecimento coloca o Hospital Conceição em outro patamar, contribuindo para a qualidade do atendimento” diz David Kerber, gerente de Unidades de Internação e Responsável Técnico do Hospital
Hospital Conceição recebe certificação da World Stroke Organization como Centro Essencial de AVC

O Hospital Conceição (HNSC) recebeu a Certificação de Centros de Acidente Vascular Cerebral (AVC) da América Latina, como Centro Essencial, emitido pelo Programa WSO/SIECV (World Stroke Organization – WSO) e Sociedade Iberoamericana de Doenças Cerebrovasculares (SIECV). Conforme o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), esta é a primeira vez que essa certificação é entregue ao HNSC, destacando 40 instituições de saúde na América Latina. O Hospital Conceição atende anualmente cerca de mil casos de AVC.

“Esse reconhecimento coloca o Hospital Conceição em outro patamar, contribuindo para a qualidade do atendimento”, disse o gerente de Unidades de Internação e Responsável Técnico do HNSC, David Kerber.

Conforme o Programa WSO/SIECV, “a certificação dos centros de AVC é fundamental para garantir que os hospitais implementem e monitorem todas as estratégias prioritárias baseadas em evidências que mudam a história natural do AVC, reduzindo a mortalidade e a incapacidade. É uma grande oportunidade de melhoria contínua dos serviços e qualificação da assistência integral na região, comprometendo os centros de AVC como organizadores e capacitadores de toda a rede local”.


PUBLICIDADE

banner_setor_saude_-_600x313px_2


Visita dos avaliadores

A visita dos avaliadores do programa ao HNSC ocorreu no dia 5 de agosto. Eles estiveram na Emergência, na UTI e na Unidade de AVC e comprovaram que o atendimento é adequado. De acordo com a Responsável Técnica da Unidade de AVC/HNSC, médica neurologista Tássia Koltermann, o Hospital Conceição mostrou atender os requisitos, sendo o principal centro receptor de AVC do Rio Grande do Sul, contando com 10 leitos específicos e realizando os procedimentos necessários, com equipe multidisciplinar. Na ocasião, foram sugeridas algumas melhorias e repassadas orientações de como realizá-las.

A certificação também foi comemorada pela equipe da Emergência do HNSC, porta de entrada dos casos suspeitos de AVC no Hospital, sendo a principal causa de atendimento de pacientes graves no setor. Para a coordenadora-geral da Emergência, Kelli Figueiredo, a certificação também contribui para a educação continuada dos profissionais em diversos setores do Hospital, uma vez que tem validade de um ano e, para a sua manutenção, as equipes são reavaliadas.

Segundo Tássia Koltermann, para qualificar ainda mais o atendimento do AVC, a ideia é em breve o Hospital Conceição disponibilizar a trombectomia mecânica – abertura da artéria obstruída na circulação cerebral na fase aguda do AVC. Atualmente é utilizada a trombólise endovenosa, que também tem boa resposta no desfecho dos casos.

Com informações assessoria de comunicação do GHC – Andréa Araújo e Bárbara Machado (Foto). Edição SS. 

 



VEJA TAMBÉM