Política | 30 de janeiro de 2021

Hospitais do RS recebem pacientes com Covid-19 oriundos de Rondônia

Na segunda-feira (01/02), pacientes do Amazonas desembarcam para tratamento no Estado
Hospitais do RS recebem pacientes com Covid-19 oriundos de Rondônia

Com a falta de leitos disponíveis no Norte do Brasil, que evidenciam a crítica situação da região no enfrentamento da pandemia da Covid-19, o Rio Grande do Sul se colocou à disposição e recebeu, nesta semana, 18 pacientes de Rondônia. Os pacientes foram encaminhados ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) e Hospital Vila Nova. Nos próximos dias, chegarão pacientes oriundos do Amazonas.

Na sexta-feira (29), nove pacientes vindos de Rondônia, com idades entre 30 e 74 anos (seis homens e três mulheres) foram levados aos três hospitais – cada uma das instituições na capital gaúcha recebeu três pessoas. Outros nove pacientes foram recebidos na quarta-feira (27), e foram encaminhados ao Conceição e Hospital de Clínicas.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde do RS (SES/RS), todos os pacientes ocuparão leitos clínicos, e só serão internados na UTI em caso de piora. Eles ainda estão sendo mantidos em isolamento, inclusive de outros pacientes com Covid-19.


“O comando que seguimos é o do governador Eduardo Leite, que tem referido que o Rio Grande do Sul está em condições e se preparou bem durante a pandemia, tomou medidas responsáveis. Aumentamos em 116% a quantidade de leitos de UTI durante 2020 e conseguimos garantir acesso hospitalar a todos que precisaram. Então, temos a responsabilidade de auxiliar os Estados em dificuldade para atender seus pacientes”, afirmou o diretor de Regulação Estadual, Eduardo Elsade, coordenador das operações de transferência.


ghc_covid

O Rio Grande do Sul tinha 933 leitos de UTI adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) antes da pandemia e abriu 1.045, alcançando o total de 2.018 leitos habilitados. De acordo com a SES, o RS conta com mais de 5 mil leitos clínicos para pacientes com menor gravidade – e, como a taxa de ocupação está em 22%, foi possível transferir os pacientes de Rondônia para o estado.


“Mais uma vez, fica comprovado que somos um único país, um único território, que temos solidariedade. Quando vemos isso, essas pessoas chegando para serem tratadas aqui, nos emocionamos. Sentimos realmente a carência que ainda existe no Brasil e, se estamos em melhor condição no momento, temos de estender a mão”, afirmou Marly Moraes de Lima, coordenadora das Urgências e Emergências da Secretaria Estadual da Saúde (SES).


Pacientes do Amazonas começam a chegar no dia 1º de fevereiro

A SES divulgou no sábado (30) que mais 18 pacientes com Covid-19 desembarcarão no Estado na segunda-feira (01/02). O horário e o local de desembarque ainda não foram confirmados.

Conforme o governo gaúcho, foram disponibilizadas vagas para 50 pacientes clínicos Covid de Porto Velho, capital de Rondônia. No entanto, diante de diversas desistências dos próprios pacientes, há capacidade hospitalar suficiente para prestar auxílio aos amazonenses.

Todos ocuparão leitos clínicos – dez serão levados ao Hospital Universitário de Canoas, e oito, encaminhados ao HospitalConceição, em Porto Alegre. Caso algum paciente apresente quadro mais grave após a triagem, será encaminhado ao Hospital de Clínicas.

Outro voo com 18 pacientes chegará na terça-feira (02/02) e irá para Santa Maria, para os hospitais Universitário e Regional. A prefeitura de Santa Maria dará apoio à operação.


“Agradeço o apoio das prefeituras e equipes técnicas de Canoas, de Porto Alegre e de Santa Maria e da rede privada, que também deu todo o suporte. A ação coordenada dessas equipes permitiu que a chegada de pacientes de Rondônia transcorresse sem problemas. Esperamos que o mesmo ocorra na próxima semana”, destacou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.


O pedido de transferência de pacientes de Manaus, encaminhado pelo Ministério da Saúde, foi aceito pela Secretaria da Saúde, com aval do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems).

Com informações da Secretaria Estadual da Saúde do RS e Hospital Nossa Senhora Conceição. Edição do Setor Saúde. Fotos de Ocimar Pereira (GHC) e Ascom SES.



VEJA TAMBÉM