Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 18 de novembro de 2022

HCPA premia projetos sustentáveis no Desafio de Sustentabilidade

SELIN, GLUP e GEPETI foram os grandes vencedores no evento que ocorreu no Instituto Caldeira, em Porto Alegre
HCPA premia projetos sustentáveis no Desafio de Sustentabilidade

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), realizou no final da tarde de quarta-feira (16) a final do Desafio de Sustentabilidade na sede do Instituto Caldeira, hub de inovação parceiro do Hospital. As equipes fizeram apresentações (pitch) em temas relacionados a diferentes eixos: estratégias para mudança sustentada de cultura e comportamento; eficiência energética; uso racional da água e economia circular. Uma banca de especialistas avaliou as propostas e premiou as equipes SELIN (1º lugar), GLUP (2º) e GEPETI (3º). O portal Setor Saúde acompanhou o evento e conversou com membros das equipes vencedoras e com a diretora presidente do HCPA, professora Nadine Clausell.

Conforme informações do HCPA, o Desafio está alinhado aos objetivos do Plano de Logística Sustentável do HCPA, lançado durante a 42ª edição da Semana Científica. A organização da iniciativa é feita em conjunto pela Diretoria de Pesquisa, Diretoria Administrativa, NITT (Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia) e Comissão de Sustentabilidade do HCPA. Conheça os projetos ganhadores:

SELIN: Separador de Lixo Inteligente

Eixo 4: Economia circular

O grupo SELIN apresentou um separador de lixo inteligente que utiliza conceitos como a rede neural de aprendizado. A inovação consegue separar papéis e garrafas PET automaticamente, gerando ganhos de tempo no processo de separação após o descarte na lixeira.

“Esta é a nossa primeira premiação! Fizemos um protótipo que é um separador de lixo inteligente. Ele nada mais é que uma caixa que contém uma câmera [fotográfica] que identifica os objetos lá dentro. Pensamos primeiramente em separar papéis e plásticos, que ao serem colocados na caixa, são distribuições em duas repartições. Tivemos a ideia e conseguimos colocar em prática de uma forma muito rápida. E ficamos muito felizes que está rendendo resultados”, comemorou Clara Brito Costa.

glup hcpa

A equipe SELIN é composta por estudantes da Escola SESI de Ensino Médio José Pedro Fernando Piovan. Além de Clara, Isadora Finatto Candeia, Maria Eduarda Arnhold dos Santos, Fernanda Luísa Vasconcelos da Silva e Raissa Vargas Gall fizeram parte do projeto. O orientador foi Luiz Ricardo Bertoldi de Oliveira, com Bruno Stankiewicz Ferreira como coorientador.

selin hcpa sustentabilidade


PUBLICIDADE

Gestao-Financeira-Hospital-Receita-Hospitalar


GLUP: Aplicativo com monitoramento do fluxo de água em prédios

Eixo 3: Uso racional da água

O aplicativo desenvolvido pela equipe GLUP busca resolver o problema de desperdício de água em torneiras e pias.

“Criamos um aplicativo que monitora o fluxo de água em prédios comerciais, residenciais e públicos. Com ele conseguimos ter um maior controle de quantia diária gasta pelas pessoas que estão vinculadas a ele. Futuramente queremos detectar possíveis vazamentos. Além disso, nosso aplicativo é totalmente interligado com a tecnologia IoT [internet das coisas], ou seja, está totalmente relacionado com a indústria 4.0. Este foi o primeiro prêmio que de fato ganhamos. É algo muito marcante para a nossa equipe, que está a dois anos trabalhando no desenvolvimento de projetos. É algo muito gratificante ver um projeto nosso tendo este resultado! ”, disse Bruna Scherer.

selin hcpa

Além de Bruna, Rafaela Carmen Lúcia Soares e Pedro Henrique Knorst integram a equipe que conquistou o segundo lugar. Os membros da GLUP também estudam na Escola SESI, de São Leopoldo. Os orientadores foram Maria Eduarda Götz Nunes e Jean Carlos Colombo.

GEPETI: Captando boas energias 

Eixo 2: Eficiência energética 

Em terceiro lugar ficou a enfermeira Mara Drey Oliveira, do HCPA. Ela apresentou uma solução sustentável através do uso de bicicletas do tipo spinning adaptadas com baterias acopladas para gerar energia limpa. Conforme explicou, as bicicletas podem ser instaladas em diferentes locais do hospital para incentivar a prática de ginástica laboral (promoção da saúde) e a geração de energia para celulares, notebooks e para outros fins de interesse do Hospital, contribuindo para a diminuição do impacto ambiental e dos custos com energia elétrica.

“É possível gerar de 40 a 60 watts por hora. As bicicletas armazenam a energia em uma bateria que depois será conectada na rede elétrica para ser utilizada”, detalhou Oliveira. A enfermeira destacou ainda que participar do Desafios da Sustentabilidade foi uma oportunidade incrível por possibilitar a sensibilização de pessoas em projetos que dialogam com a causa ambiental.

captando hcpa


PUBLICIDADE

banner_setor_saude_-_600x313px_2


HCPA e o Instituto Caldeira

Segundo a diretora presidente do HCPA, professora Nadine Clausell, o evento realizado é mais um passo da parceria com o Instituto Caldeira que começou ano passado, primeiramente com a assinatura de um termo de cooperação. “Somos o primeiro e até então único hospital que integra este movimento do Caldeira de discutir a cidade, nós como uma âncora na área da saúde. Estamos desenvolvendo algumas atividades a partir desta parceria e agora aproveitamos para trazer para o Caldeira esta apresentação do Desafio da Sustentabilidade, que é um item muito estratégico dentro do Hospital de Clínicas”, explicou a professora.

HCPA e o Instituto Caldeira

Nadine destacou que a parceria com o Instituto é muito importante para sedimentar uma nova forma de participação do HCPA junto à comunidade. “Também tem um lado de aproximar o Hospital da comunidade, sair de dentro da estrutura do Hospital, vir aqui e abri a oportunidade de ver o que as equipes têm a contribuir, com esta meninada do ensino médio, por exemplo, trazendo ideias. Mostra que o hospital precisa ser visto de uma maneira mais participativa, interagindo com várias dimensões da sociedade num aspecto que é tão importante para nós, a sustentabilidade… este canal continuará a ser retroalimentado. O hospital tem muito a ganhar com isto”, completou.

Novas ações estão sendo planejadas com o Instituto Caldeira, reforçou Nadine. Além da sustentabilidade, atividades permeando a integração com áreas de inovação e o terceiro setor terão foco contínuo nos próximos meses. “O Caldeira veio com uma marca forte em Porto Alegre. Enxergamos ele como um alto-falante para reforçar o nosso relacionamento com a comunidade e em áreas que são tão importantes para a saúde. ”

O Instituto Caldeira é uma organização sem fins lucrativos que conecta pessoas e iniciativas, através de um hub de inovação e sua comunidade que busca maior competitividade e o fomento do ecossistema da nova economia.

hcpa caldeira sustentabilidade

FOTOS: HCPA.

 



VEJA TAMBÉM