Gestão e Qualidade | 25 de novembro de 2022

Grupo São Pietro Saúde alerta sobre os mitos e verdades do câncer de próstata

O grupo reuniu especialistas para debater a doença e a importância da saúde masculina em geral
Grupo São Pietro Saúde alerta sobre os mitos e verdades do câncer de próstata

O Grupo São Pietro Saúde segue firme na campanha do Novembro Azul e de combate à desinformação sobre a doença. Apesar de ser muito comum e já conhecida da sociedade, o câncer de próstata é cercado de crenças e de informações falsas sobre o assunto. A doença é muito comum em pacientes acima dos 66 anos de idade, mas pode acometer pacientes mais jovens.

Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são diagnosticados 13.772 casos por ano, o que representa 28,6% da população masculina. Outro dado preocupante é que os homens vivem até sete anos menos do que as mulheres, muito por conta da falta do hábito realizar os exames de rotina.

Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Urologia criou o Novembro Azul, campanha de incentivo ao diagnóstico do câncer de próstata. Não é possível prevenir a doença, mas realizar os exames de rotina aumentam as chances de cura do paciente. Porém, é preciso estar atento a todas as informações sobre o assunto, que é cercado de mitos e verdades.


PUBLICIDADE

Gestao-Financeira-Hospital-Receita-Hospitalar


Cuidado preventivo

Segundo o médico urologista do Grupo São Pietro Saúde, Dr. Rafael Carvalho Ipe da Silva, é necessário incentivar a importância do cuidado preventivo. “Hoje vemos cerca de dois terços dos homens acima dos quarenta anos, sem ter nenhuma sistemática de avaliação médica, não necessariamente urológica. Muitos deles não chegaram a fazer exames básicos como o de toque retal. Isto pode causar um diagnóstico tardio e de outras doenças. Por isso é preciso realizar uma avaliação regular, para tirar dúvidas e evitar diagnosticar tardiamente a doença”, afirmou Carvalho.

O médico urologista Daniel de Freitas salientou que existem recomendações especificas, como fatores de riscos, por exemplo. “A partir dos 50 anos se inicia um rastreamento de diagnóstico de câncer de próstata e aqueles homens que tenham um fator de risco, entre eles histórico familiar, devem realizar os exames um pouco mais cedo, entre 40 e 45 anos. É necessário procurar o médico, porque este profissional é capacitado para atentar às demandas deste paciente, de acordo com os riscos identificados neste primeiro momento”, pontua Freitas.

Com mediação do Dr. Luis Augusto Tarragô, médico urologista do Grupo São Pietro Saúde, o grupo realizou uma Live sobre o Novembro Azul, além de promover diversas palestras gratuitas em empresas de Porto Alegre e Região Metropolitana, debatendo a doença e a saúde masculina em geral. A ação já alcançou mais de 2 mil pessoas e integra os projetos de responsabilidade social e saúde preventiva do grupo. A live pode ser conferida na íntegra, no perfil do YouTube do São Pietro Saúde: www.youtube.com/c/SãoPietroSaúde

Grupo São Pietro Saúde

Com atuação especializada nas áreas de Oftalmologia e Urologia, o Grupo São Pietro Saúde vem ampliando sua atuação com um consolidado projeto de expansão. Em 2021, o Grupo assinou o contrato de concessão do Hospital de Banco de Olhos de Porto Alegre que, após os processos de transição, será o responsável pela gestão do maior centro dedicado exclusivamente à Oftalmologia do Sul do país, a partir de 2023. O Grupo São Pietro Saúde conta com unidades em Porto Alegre, Canoas, Portão, Taquara e Xangri-lá. 

 



VEJA TAMBÉM