Geral | 21 de junho de 2013

Gripe faz três vítimas fatais em Porto Alegre

Capital teve confirmados 29 casos de pacientes infectados pelos vírus H1N1 e H3N3
Gripe faz três vítimas fatais em Porto Alegre

Porto Alegre teve confirmados 29 casos de gripe, sendo 11 vítimas do vírus Influenza A (H1N1) e 18 de Influenza A Sazonal (H3N3). A coordenadoria-geral de Vigilância em Saúde (CGVS) divulgou nesta sexta-feira, 21, que ocorreram três mortes: duas causadas pelo H1N1 e um por H3N3.

Ao final da 24ª Semana Epidemiológica, encerrada dia 15 de junho, a CGVS investigou 397 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Dos 265 pacientes moradores de Porto Alegre, dez continuam em investigação.

Os órgãos competentes orientam a população a darem atenção especial à prevenção da gripe. As recomendações básicas são higienizar as mãos com frequência, manter ambientes arejados e limpos e utilizar lenço descartável em caso de espirro ou tosse. As pessoas que apresentarem sintomas da doença (febre repentina acompanhada de tosse ou dor de garganta, dor muscular, nas articulações ou dor de cabeça) devem procurar uma unidade de saúde para avaliação médica.

Os pacientes infectados que tenham recebido prescrição com receita médica podem retirar gratuitamente, nas farmácias distritais mantidas pelo município, o medicamento antiviral Oseltamivir (Tamiflu). Farmácias particulares vendem o produto, mediante apresentação da receita médica.

TÓPICOS , , , , ,

VEJA TAMBÉM