Gestão e Qualidade | 15 de outubro de 2013

Frente de Análises Clínicas define estratégias de trabalho

Entre os projetos tratados em reunião na FEHOSUL está um evento de abrangência nacional marcado para o dia 29 de novembro
Frente de Análises Clínicas define estratégias

A tarde desta terça-feira, 15, foi marcada por mais um encontro da Frente de Defesa das Análises Clínicas, que congrega as entidades representativas do setor. A reunião na sede da FEHOSUL definiu estratégias de âmbito nacional que serão desenvolvidas em conjunto com o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e com a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).

Está sendo preparado um evento para o dia 29 de novembro, com integrantes do Departamento de Laboratórios da Confederação Nacional de Saúde (CNS) e cujo tema será Aspectos do Cenário Nacional Referente às Análises Clínicas. Já estão em andamento as tratativas com o Ministério da Saúde, com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o Congresso Nacional.

As estratégias e ações no Rio Grande do Sul e municípios gaúchos serão desenvolvidas pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF), Conselho Regional de Biomedicina e Sindicato dos Laboratórios de Análises Clínicas do Rio Grande do Sul (Sindilac). A Frente de Defesa também elaborou conteúdos que serão apresentados no 14ª Jornada Científica de Análises Clínicas (Congrelab) e na reunião do Conselho Regional de Farmácia, eventos que ocorrerão neste próximo final de semana.

Sem Reajustes

Em setembro, a senadora gaúcha Ana Amélia Lemos defendeu a causa das Análises Clínicas em Brasília durante sessão com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (veja aqui o vídeo). Lembrando que há 18 anos os valores das tabelas de exames laboratoriais não são atualizados, ela cobrou medidas que ajudem os pequenos laboratórios a se manterem em atividade, já que estes são os mais prejudicados com a falta de reajustes. No entanto, Padilha descartou alteração de valores.

VEJA TAMBÉM