Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Gestão e Qualidade | 17 de maio de 2013

Fórum FEHOSUL RH debateu sobre a retenção de talentos nas organizações

Assessor Jurídico da Federação também participou do encontro para comentar temas jurídicos que estão em debate no país
Fórum FEHOSUL RH debateu sobre a retenção de talentos nas organizações

Os profissionais da área de Recursos Humanos dos estabelecimentos de saúde que integram o Fórum FEHOSUL RH participaram da edição deste mês do encontro, que foi realizada nesta quinta-feira, 16, na sede da FEHOSUL. O tema principal da reunião foi Plano de Carreira e Retenção de Talentos, apresentado pela equipe do Hospital Mãe de Deus, de Porto Alegre.

O Assessor Jurídico da FEHOSUL, Dr. José Pedro Pedrassani, especialista na área trabalhista, comentou alguns assuntos no início da reunião sobre temas que estão em pauta na área jurídica do país. O primeiro tema abordou a discussão atual de catalogação e exclusão de cargos (CBO) conforme segmento de atividade econômica (CNAE) para efeitos de cota de PCDs, o que esta sendo gestionado pelas Confederações.

Outra novidade apresentada pelo Dr. José Pedro foram as discussões hoje existentes a respeito do IBUTG (Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo Médio), o qual aborda os limites de tolerância na avaliação da exposição ocupacional ao calor, o que demandará uma avaliação mais profunda em próxima reunião.

O Assessor Jurídico também falou sobre uma votação que está em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF) de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin – 1625) referente a Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata do término da relação de trabalho por iniciativa do empregador. Segundo Dr. José Pedro, a votação está com 3 votos favoráveis e 1 contra, na linha pela aprovação da Adin.

Em outras palavras, o empregador só poderá desligar um colaborador baseando-se em uma causa motivada. Caso o funcionário entenda que sua demissão tenha sido injustificada, ele poderá recorrer à Justiça do Trabalho.

Na segunda parte do encontro, a Consultora de Recursos Humanos do Hospital Mãe de Deus, Maiane Bertoldo Lewandowski, apresentou as ferramentas existentes no Sistema de Saúde Mãe de Deus para Plano de Carreira e Retenção de Talentos.

O Sistema de Saúde Mãe de Deus mantém vários programas para reter talentos e colaborar com o desenvolvimento dos profissionais internamente.

Segundo Maiane, entre os desafios do cenário da área estão profissionais não aptos para as vagas disponíveis.  “Estamos sempre pensando, enquanto profissionais de recursos humanos, o que podemos fazer para minimizar esses gaps que existem para melhorar a qualificação dessas pessoas”, comentou.

Outro desafio é a questão das transições de carreiras. Maiane acredita que o tempo de permanência das pessoas nas carreiras está cada vez menor e que essa é uma tendência que faz parte do cotidiano das organizações. Porém, é necessário que o mundo corporativo se prepare para essa realidade. “O nosso norte no Sistema de Saúde Mãe de Deus é o de não perder pessoas chave”. Segundo Maiane, é preciso identificar os profissionais que melhor se alinham aos objetivos e à cultura da organização, buscando promover o seu crescimento e desenvolvimento profissional dentro do negócio Mãe de Deus.

 

VEJA TAMBÉM