Geral | 28 de fevereiro de 2014

Fila de espera para transplante de córneas cai 93% em um ano no RS

Atualmente apenas 10 pacientes aguardam para realizar a cirurgia
Fila de espera para transplante de córneas cai 93 porcento em um ano no RS

No último ano, a lista de espera para transplante de córneas no Rio Grande do Sul apresentou recuo expressivo. Entre dezembro de 2012 e dezembro de 2013, a fila diminuiu 93%, de 137 para apenas 10 pacientes. Os números são da Central de Transplantes do RS da Secretaria Estadual de Saúde.

Durante o período analisado, foram realizados 782 procedimentos cirúrgicos, sendo 221 no Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre – HBO. Isso equivale a 28% de todos os transplantes realizados no Estado, que conta com 16 hospitais aptos a realizar esse procedimento.

Em maio de 2013, o Rio Grande do Sul já atingira a menor fila de pacientes que aguardavam pelo procedimento cirúrgico desde o início dos números contabilizados pela Central de Transplantes, quando chegou a 68 pessoas. Uma drástica queda na comparação com os 930 de 2009.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul foi o quarto Estado brasileiro a atingir a meta. A campanha de Conscientização para Doação de Córneas, do HBO em parceria com empresas de comunicação do RS, foi fundamental na contribuição para praticamente zerar a fila de espera.

VEJA TAMBÉM