Gestão e Qualidade, Política | 15 de novembro de 2025

FEHOSUL participa da etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho, em Porto Alegre

O evento reuniu empregadores, trabalhadores e representantes do governo para debater os desafios e as perspectivas do mundo do trabalho e formular propostas que serão encaminhadas à etapa nacional, prevista para março de 2026, em São Paulo.
FEHOSUL participa da etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho, em Porto Alegre

Na quarta-feira, 12 de novembro, ocorreu em Porto Alegre a etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT). O evento aconteceu das 8h às 17h, no Hotel Embaixador e reuniu representantes de empregadores, trabalhadores e governo para debater os desafios e as perspectivas do mundo do trabalho e formular propostas que serão encaminhadas à etapa nacional, prevista para março de 2026, em São Paulo. A representação da saúde foi integrada pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) e pela FEDERAÇÃO RS, que congrega santas casas e hospitais filantrópicos. Pela FEHOSUL estiveram presentes Cláudio Allgayer (Presidente), Shirlei Gazave (Gerente de Relacionamento) e os advogados Patrícia Omizzollo (Tacchini Saúde) e Benoni Rossi (SINDIHOSPA). A CNSaúde também esteve presente com seu Diretor de Relações do Trabalho e Sindical, Clóvis Queiroz, que coordena a bancada empresarial no Comitê Organizador Nacional, em Brasília.


banner-iahcs-ss


A II CNT foi dividida em dois eixos temáticos: um dedicado às transformações no mundo do trabalho frente às transições em curso, e outro focado em políticas públicas para emprego, trabalho decente e transição justa. Dentro desses eixos, foram debatidos subtemas como relações do trabalho, negociação coletiva, qualificação profissional, financiamento de políticas via fundos públicos, inclusão produtiva e combate à discriminação.


Anúncio Site Setor Saúde


Conforme o presidente da FEHOSUL, Claudio Allgayer (terceiro da esquerda para a direita, foto abaixo), o espaço é uma oportunidade única de diálogo. “O encontro enriquece a busca por um alinhamento entre trabalhadores, empregadores e governo. O segmento da saúde tem uma grande importância econômica e social, pois além de cuidar da saúde das pessoas, gera desenvolvimento e oportunidades de renda superior a outros segmentos econômicos. Garantir que o trabalho qualificado avance além do conceito é uma conquista que todos nós devemos buscar como sociedade.”

fehosul cnt ministerio do trabalho

“De nada adianta termos profissionais sem estabilidade, oportunidades de ascensão, saúde e segurança. Assim como é pouco profícuo para o desenvolvimento do nosso país termos empresas com dificuldades para investir, competir e crescer. Há gargalos que podem ser ultrapassados com o diálogo franco, leal e produtivo. Acredito que cada elo fortalece o outro. Somente assim geramos desenvolvimento e melhores condições para todos”, completou Allgayer.


MK-0179-25-Banner-Seminário-de-Gestão-600x313px


Ao final foram escolhidos os delegados titulares e suplentes de cada bancada – empregadores, trabalhadores e governo – para participarem da etapa nacional em São Paulo. O setor empresarial da saúde gaúcho será integrado por Claudio Allgayer e por José Pedro Pedrassani, Consultor Jurídico da FEHOSUL.

II CNT FEHOSUL-

Espaço tripartite, paritário e democrático

 A II CNT é um espaço tripartite, paritário e democrático, coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que tem como objetivo construir coletivamente políticas públicas e diretrizes voltadas à promoção do trabalho decente, inclusivo e sustentável em todo o país.

Entre os objetivos específicos da Conferência estão o fortalecimento do diálogo social tripartite, a promoção da igualdade de oportunidades, a transição da informalidade para a formalidade, e a valorização dos direitos fundamentais do trabalho.

Acesse o DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DO TRABALHO DECENTE NAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.

Com informações FEHOSUL. Edição SS.

VEJA TAMBÉM