Gestão e Qualidade | 1 de julho de 2016

Fehosul encerra o primeiro semestre com mais duas edições do Roteiros da Saúde

Debates acalorados em Santana do Livramento e Pelotas analisaram a realidade da saúde em cada região
Pelotas quatro

A última semana de junho do Sistema Fehosul (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul) foi marcada pela realização de duas edições do Roteiros da Saúde. As atividades  foram realizadas dias 29 e 30, respectivamente em Santana do Livramento e Pelotas.

Santana do Livramento um

Shirlei Gazave, Flávio borges e José Pedro Pedrassani

 

A equipe da Fehosul – coordenada pelo diretor executivo, médico Flávio Borges, pela gerente de relacionamento, administradora hospitalar Shirlei Gazave, e pelo assessor jurídico, advogado José Pedro Pedrassani – esteve com dirigentes e lideranças da saúde das duas cidades, debatendo temas importantes e atuais. As atividades foram promovidas em parceria com o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Pelotas; com o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde da Fronteira e o Sindilac.

Santana do Livramento dois

Estiveram presentes dirigentes e lideranças da saúde de Santana do Livramento

 

Além de assuntos específicos de cada região, o Roteiros teve como pauta principal as atualizações trabalhistas, que tiveram elucidações do advogado José Pedro Pedrassani. Como destacou Shirlei Gazave, “faz parte da missão da Fehosul manter as instituições de todo o Estado atualizadas em relação aos seus direitos, como lidar com as mais diversas questões, como ações trabalhistas, convenções coletivas, etc”.

Em Santana do Livramento, houve debates acalorados, que prolongaram o evento por quase uma hora a mais do previsto. O tema amplamente tratado dizia respeito à pressão que as instituições da Fronteira estavam sofrendo nas negociações com uma operadora cooperativa de planos de saúde da região.

Santana do Livramento tres

Shirlei Gazave, gerente de relacionamento com o mercado da Fehosul

 

Em Pelotas, as lideranças presentes no evento – principalmente as ligadas às análises clínicas – elogiaram o trabalho conjunto realizado entre a Fehosul e o Sindicato local junto ao Tribunal de Justiça do Estado do RS. A ação garantiu a suspensão da prática de quaisquer atos relativos e/ou decorrentes do Edital de Chamamento Público do Município de Pelotas (nº 01/2016), que tinha como objeto o credenciamento para posterior contratação de pessoas jurídicas na especialidade de Laboratório Clínico, prestadoras dos serviços do SUS. (saiba mais).

Pelotas tres

Estiveram presentes representantes das seguintes instituições:

Pelotas: Laboratório Check; Laboratório União; Clínica do Rim; Laboratório Brick; Laboratório Dr. Rouget Perez; Laboratório Dr. Manoel Maia; Laboratório Oswaldo Cruz; Laboratório Novara; Clinicanp.

Santana do Livramento: Clínica Oncológica Bagé; Movilcor Emergência Médica; Cardio Nefrolínica; Hospital Santa Casa de Misericórdia de Santana do Livramento; Prontomed; Endoscopia Livramento.

Pelotas dois

Roteiros da Saúde

O Roteiros da Saúde estreita a relação entre o Sistema Fehosul e as instituições representadas apresentando tendências, oportunidades, informações sobre o mercado e novidades nas áreas de gestão, comunicação com o mercado, negociação, pessoas e aspectos jurídicos do setor.

Criado em 2014 – ano em que esteve em Pelotas pela primeira vez –, o evento consolidou sua importância junto a representantes de hospitais, clínicas, laboratórios e outros estabelecimentos da saúde de todo o Estado. Na atividade, os participantes conhecem os profissionais que trabalham na entidade e a importância da atuação da Fehosul na defesa dos interesses dos prestadores de saúde.

Em três anos, o Roteiros da Saúde da Fehosul, já visitou 14 cidades (Bagé, Camaquã, Canoas, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Tramandaí e Santana do Livramento), algumas mais de uma vez.

VEJA TAMBÉM

Série Especial

As ações do Hospital Moinhos de Vento contra a Covid-19

O Portal Setor Saúde apresenta, a partir de hoje, 7, dia mundial da saúde, como importantes instituições estão se preparando para lidar com os casos: Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus/AESC, Hospital Ernesto Dornelles, Hospital Divina Providência, Hospital São Lucas da PUC-RS, Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul), Hospital Santa Lucia (Cruz Alta), Hospital São

As ações do Grupo Hospitalar Conceição para o enfrentamento da COVID-19

O Portal Setor Saúde apresenta, a partir de hoje, 7, dia mundial da saúde, como importantes instituições estão se preparando para lidar com os casos: Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus/AESC, Hospital Ernesto Dornelles, Hospital Divina Providência, Hospital São Lucas da PUC-RS, Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul), Hospital Santa
covid-19

Exclusivo: Como hospitais gaúchos lidam com o aumento de casos da Covid-19 no RS

O aumento rápido do número de casos de Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) se apresenta como um enorme desafio para os sistemas de saúde do mundo. No Brasil, de acordo com estimativas do Ministério de Saúde e de diversos estudos, serão meses com grande e crescente número de casos da doença. Com o crescimento e a necessidade de