Mundo | 18 de junho de 2015

FDA determina retirada de alimentos com gordura trans do mercado dos EUA

Empresas fabricantes de produtos com a substância têm três anos para se adequarem à norma
FDA2

Por determinação da agência reguladora dos EUA, a FDA, divulgada no dia 16 de junho, alimentos com gordura trans deverão ser retirados do mercado em um prazo de três anos. Os produtos são considerados nocivos à saúde.

Em nota, a FDA destacou que “os óleos vegetais parcialmente hidrogenados, principal fonte de gordura trans nos alimentos processados, não são geralmente considerados seguros para serem utilizados na alimentação humana”. Provas científicas já comprovaram que o consumo de gordura trans eleva o nível do colesterol ruim. Segundo o comunicado da FDA, a determinação vai reduzir significativamente o uso de fósforo nos alimentos.

Entre 2003 e 2012, a agência estima que o consumo de gordura diminuiu 78% no país. Um dos motivos para a redução é a norma, em vigor desde 2006, que obriga os fabricantes a incluir informações de conteúdo de gordura trans nos rótulos. A gordura trans é prejudicial à saúde por elevar os níveis de colesterol ruim, a Lipoproteína de Baixa Densidade, e diminuir o colesterol bom, a Lipoproteína de Alta Densidade. Essas alterações aumentam o risco de doenças como infarto e AVC.

A gordura trans é um tipo de gordura formado por um processo químico que pode ser natural (quando ocorre no estômago de animais) ou industrial (quando óleos vegetais líquidos são transformados em gorduras sólidas com a adição de hidrogênio). O nome trans é um diminutivo de transverso (mais especificamente, de ácido graxo transverso). A substância é utilizada pela indústria para melhorar o aspecto e a consistência dos alimentos e aumentar sua durabilidade. Encontrada em pouca quantidade na natureza, não é bem digerida pelo organismo. Especialistas afirmam haver uma incapacidade do organismo em eliminá-la, o que deixa a gordura trans depositada no corpo. Além disso, não existe nenhum alimento que, quando ingerido, combata a trans ou minimize seus efeitos no organismo; portanto, o melhor é passar bem longe desse vilão.

Alguns alimentos que possuem gordura trans:

– Biscoitos salgados, doces e outros alimentos assados: geralmente contêm gorduras trans em estado sólido, para deixá-los menos oleosos.

– Pipoca de micro-ondas: usadas para conservar o produto por mais tempo.

– Congelados: alguns produtos congelados (pizzas, risolis, coxinhas, etc) contêm gorduras trans para prolongar sua duração.

– Manteiga vegetal e margarina em barra

– Creme para café

– Glacê pronto para uso: os glacês prontos para uso em doces faz com que as guloseimas fiquem mais sólidas e estáveis por mais tempo em temperatura ambiente.

VEJA TAMBÉM