Gestão e Qualidade | 4 de janeiro de 2024

Executivo da Hapvida NDI detalha conquistas de 2023 e os planos da operadora para 2024

Anderson Nascimento destaca ainda indicadores positivos obtidos pela operadora conforme o último Relatório de Resultados (3T23).
Vice-presidente de Operações Hospitalares e Serviços da Hapvida NDI detalha conquistas em 2023 e planos para 2024

Ao portal Setor Saúde, Anderson Nascimento, vice-presidente de Operações Hospitalares e Serviços da Hapvida NotreDame Intermédica, fala sobre o ano de 2023, classificado por ele como um período de conquistas, avanços e integração. Maior empresa de saúde da América Latina e presente nas cinco regiões do país, a Hapvida NotreDame Intermédica vem trabalhando para fortalecer o seu modelo de negócio, ampliando a rede de unidades – em 2023 foram adicionados dois novos hospitais à rede própria. A organização também tem investido no aperfeiçoamento dos serviços, sistema de informações unificados, acolhimento e na qualidade de atendimento aos clientes. O quinto participante da série especial de entrevistas com executivos de hospitais, operadoras e clínicas do Brasil comemora ainda resultados positivos como crescimento de receita e melhora da sinistralidade caixa, conforme o último Relatório de Resultados divulgado (3T23).

Na entrevista, Nascimento anuncia que os principais investimentos para 2024 serão destinados ao crescimento da rede própria, programas de prevenção e padronização de sistemas e dos processos em todas as unidades do grupo no Brasil. Ele também pontua a importância da política interna de investimento em pesquisa, tecnologia e inovação da Hapvida NDI, destacando a parceria com institutos de pesquisa e universidades. No final, o vice-presidente de Operações Hospitalares e Serviços aborda inovações com uso da Inteligência Artificial (IA) que estão sendo implementadas com sucesso pela operadora verticalizada, entre elas o uso de um robô auditor e soluções de telerradiologia e de avaliação da saúde cardiovascular (eletrocardiograma). Leia a matéria completa.


PUBLICIDADE

HM-CEO-24


Conquistas mais relevantes de 2023

“Para a Hapvida NotreDame Intermédica, 2023 foi um ano de conquistas, avanços e integração. Hoje, somos a maior empresa de saúde da América Latina e estamos presentes nas cinco regiões do país”, inicia Nascimento.

“Nosso constante desafio é o fortalecimento do nosso modelo de negócio, verticalizado e integrado, a partir da ampliação da nossa rede própria, que hoje conta com 87 hospitais, 77 prontos atendimentos, 331 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de um amplo serviço credenciado. E, em 2023, nossa rede própria ganhou duas novas unidades hospitalares: em outubro, inauguramos o Hospital Rio Preto (à esquerda, foto abaixo), em São José do Rio Preto (SP), uma região bastante representativa, onde contamos com mais de 120 mil vidas. No mesmo mês, a cidade de Manaus (AM) teve um marco importante na área da saúde infantil com a abertura da nova unidade hospitalar pediátrica Rio Solimões (à direita, foto abaixo)” completa.

hapvida ndi

“Além disso, demos seguimento à virada para um sistema único de informações, favorecendo a união dos dados de nossos beneficiários, o que nos possibilita, cada vez mais, oferecer acesso à saúde de qualidade, graças a constantes análises de indicadores assistenciais gerados por essa integração.”

“Outra preocupação da nossa empresa é o contínuo aperfeiçoamento dos serviços. Para isso, temos uma política interna de investimento em pesquisa, tecnologia e inovação, cujo objetivo é desenvolver tratamentos mais eficazes, bem como mecanismos de mapeamento e gerenciamento de riscos. Nesse contexto, podemos destacar a inauguração do Centro de Referência em Inteligência Artificial, o CEREIA, fruto da parceria entre a Hapvida NDI, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade de Fortaleza (Unifor) com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O Centro tem como objetivo desenvolver pesquisas voltadas ao uso da Inteligência Artificial (IA) para a resolução de problemas na área da saúde, bem como promover a formação de profissionais para atender esse mercado”, adiciona Nascimento.


PUBLICIDADE

compras-hospitalares-shs


Principais focos de investimento para 2024

“Temos a missão de investir, cada vez mais, no acolhimento e na qualidade de atendimento aos nossos clientes, bem como no crescimento da nossa rede própria, pois é ela que garante o acesso à saúde qualificada aos nossos clientes. Para isso, também nos dedicamos à implantação de programas de prevenção, para ofertar um atendimento de ponta a ponta aos nossos beneficiários.”

“Para além disso, estamos prevendo a reorganização societária da Hapvida NDI, depois que a empresa tiver unificado sua estrutura de dados, protocolos médicos e processos de backoffice. No fim do primeiro semestre deste ano, nossa expectativa é ter todos os sistemas e processos padronizados no Brasil.”

hapvida ndi predio ndi

Crescimento de receita e melhora da sinistralidade caixa

“Os resultados da companhia apresentados no balanço do terceiro trimestre, divulgados em novembro de 2023, agradaram o mercado. A Hapvida NDI apresentou uma receita líquida de R$ 6,8 bilhões e um Ebitda ajustado de R$ 742 milhões, com crescimentos anuais de 8,9% e de 47%, respectivamente. A sinistralidade caixa, o principal indicador operacional da Hapvida NDI, foi de 71,9%, uma melhora de 1,1 ponto percentual com o mesmo período do ano passado. Em relatório, alguns analistas destacam que o terceiro trimestre quebrou uma sequência histórica recente de custo/benefício crescendo acima da receita/benefício”, comemora Nascimento.

hapvida ndi predio

Indicadores de Qualidade Assistencial e monitoramento de mais de 30 parâmetros

A Hapvida NDI vem trabalhando fortemente para manter a excelência. Para tanto, vem aperfeiçoando o uso dos Indicadores de Qualidade Assistencial, monitorando mais de 30 parâmetros.

“A Hapvida NotreDame Intermédica vem aperfeiçoando o uso dos Indicadores de Qualidade Assistencial, um estudo criterioso dos nossos dados de atendimento a partir dos quais conseguimos mostrar os resultados e a excelência dos nossos serviços nas áreas de emergência hospitalar, internação e obstetrícia e neonatologia. Com a análise dessas informações, são traçadas metas de aprimoramento, sempre no intuito de oferecer a melhor assistência médica para os nossos pacientes”, explica o vice-presidente de Operações Hospitalares e Serviços.

“Os indicadores são levados tão a sério pela alta gestão da empresa, que monitoramos mais de 30 parâmetros: não só os comparamos pela Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), mas também fazemos monitoramentos que não têm benchmark, ou seja, que são exclusivos. Isso nos permite ter uma visão mais completa de toda a nossa operação hospitalar e garantir mais qualidade e segurança aos nossos pacientes”, pontua Nascimento.


PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


Tendências/inovações e a atuação da Hapvida NDI

“Com a expansão das inovações tecnológicas, a área da saúde tem sido beneficiada com soluções para melhoria de atendimento aos pacientes. Projetos que utilizam sistemas de IA cada vez mais estão sendo utilizados para trazer diversos ganhos às operações, como em produtividade, recurso financeiro, suporte à tomada de decisão e, consequentemente, maior acolhimento aos clientes.”

“Temos obtido sucesso em várias soluções para esses fins, como o robô auditor, que usa essa tecnologia para avaliar o histórico do paciente para autorização automatizada de exames e procedimentos. Outros exemplos são a telerradiologia, na qual imagens de raio-X de tórax passam por IA para identificar eventuais alterações, bem como o eletrocardiograma, em que são identificados pontos sensíveis. Nos dois casos citados, a tecnologia sinaliza uma equipe de médicos especialistas para que seja realizado o laudo de forma mais assertiva”, finaliza.

PERFIL ANDERSON NASCIMENTO HAPVIDA NDI

PERFIL HAPVIDA NOTREDAME

 



VEJA TAMBÉM