Mundo | 11 de abril de 2013

Exame de sangue para câncer de próstata

Pesquisa substitui biópsia e trata geneticamente os pacientes
No futuro, exames de sangue poderão mostrar quem está curada do câncer de mama

O câncer de próstata poderá ser diagnosticado através de exames de sangue e tratado geneticamente. A perspectiva se dá graças às pesquisas feitas pela Medical University of Graz (Áustria) e pela University Medical Center Hamburg Eppendorf (Alemanha).

A forma de análise é menos invasiva do que as tradicionais biópsias e traz benefícios principalmente àqueles que precisam de um monitoramento para evitar a recorrência do tumor. Após o recolhimento de uma amostra de sangue, isola-se o DNA do paciente e é feito o diagnóstico através da tecnologia de plataforma de sequenciação (Illumina). Outra vantagem do exame é o baixo custo e a simplicidade, além de, através das informações genéticas, ser possível tratar o câncer de forma mais precisa e personalizada.

Embora o estudo seja de pequena escala, pois contou com 25 pacientes, a presença do câncer de próstata foi reconhecida através de erros na cópia de números na sequência genética, como NCOA2, PHLPP1 e TMPRSS2-ERG.

Cada indivíduo apresentou anomalias genéticas exclusivas. Entretanto, aqueles cujo câncer não respondeu ao isolamento, tiveram aumento no número de genes para os receptores androgênicos. Ao reconhecer os fatores que causam o tumor, é possível acompanhar o seu desenvolvimento e traçar caminhos para um tratamento cada vez mais direcionado e personalizado.

VEJA TAMBÉM