4 de novembro de 2014

Round de Pesquisa Clínica: “O Fumo Prejudica a Qualidade do Ar?” – Porto Alegre (HMV)

Round de Pesquisa Clínica aborda Qualidade do Ar

O Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento apresenta nesta quarta-feira-feira (05) o Round de Pesquisa Clínica com a temática “O Fumo Prejudica a Qualidade do Ar?”.

Os médicos Sérgio Amantea, Cláudia Rhoden e o biomédico Alan Fleck apresentarão os resultados de um estudo realizado em duas áreas de convívio, situadas no ambiente externo da Instituição: no fumódromo e na área de controle que fica ao lado, ambas com dimensões semelhantes e distantes 30 metros, uma da outra.

A pesquisa foi realizada ao longo do ano de 2013. A ideia surgiu a partir da reestruturação do fumódromo. “Queríamos avaliar a qualidade do ar numa área externa. Para a maioria das pessoas, existe o conceito de que se as pessoas fumam na rua não faz mal. Queríamos ver se isso era real”, destaca o médico Sérgio Amantea.

Para realizar o estudo, os especialistas buscaram no interior do Rio Grande do Sul plantas nativas, criadas em ambiente longe de qualquer poluição, para funcionar como  bioindicador,  a fim de procurar determinar se havia alguma diferença na qualidade do ar dentro do fumódromo e na área de controle. Com as plantas foi possível identificar o impacto do fumo sobre seus processos genéticos. Além disso, a concentração de metais depositados nas cascas de árvores nativas do jardim do hospital também foi avaliada.

“Para nossa surpresa, o comparativo na qualidade do ar foi absurdamente diferente em cada um dos espaços. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a concentração segura de material particulado diária em um ambiente é de 25 mcg/m3. No fumódromo, esse índice chegou a 900mcg/m3, contrariando os conceitos de proteção por estar num ambiente aberto”, revela Amantea.

No fumódromo, as plantas tinham danos no seu material genético e uma maior concentração de metais depositados em suas cascas, caracterizando nítidas diferenças na qualidade do ar respirado e o seu impacto sob bioindicadores vegetais.

O encontro acontece na sala 1, no andar térreo, bloco B (acesso pela rua Tiradentes, 333), das 12h30 às 13h30. As inscrições são gratuitas. Mais informações estão disponíveis no site www.iepmoinhos.com.br/eventos .