10 de setembro de 2020

Carcinoma de células renais avançado: opções na primeira linha de tratamento (Hospital Moinhos de Vento)

Evento online do Hospital Moinhos de Vento aborda tratamento do carcinoma de células renais

Atividade integra programação do ciclo de palestras sobre avanços em pesquisa clínica em oncologia

Um tipo de tumor considerado pouco comum, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de rim atinge cerca de 150 mil pessoas no mundo, a grande maioria idosos. Porém, sua incidência vem aumentando no Brasil e o último levantamento, de 2018, revela que foram 6 mil novos casos no país. A situação complexa e agressiva exige investimento em pesquisas e tratamentos de primeira linha.

O Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Moinhos de Vento traz o assunto para o próximo evento científico online do ciclo de palestras “Avanços em Pesquisa Clínica em Oncologia”. Na terça-feira (15), especialistas irão discutir o tema “Carcinoma de células renais avançado: opções na primeira linha de tratamento”. Estarão em pauta no encontro os novos medicamentos, imunoterapia e terapias-alvo – tratamentos que têm como objetivo melhorar o prognóstico dos pacientes e possibilitar intervenções menos invasivas, com maiores taxas de cura e menores riscos de recidiva.

O palestrante convidado é o oncologista clínico Daniel da Motta Girardi, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), médico do Hospital Sírio Libanês em Brasília e atualmente advanced clinical fellow em tumores geniturinários no Instituto Nacional do Câncer, em Bethesda (EUA). A moderação será do coordenador médico de pesquisa em oncologia do Hospital Moinhos de Vento, Pedro Isaacsson, e do chefe do Serviço de Oncologia da instituição, Sérgio Roithmann.

A palestra é destinada a médicos e outros profissionais da saúde. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da instituição. O ciclo de palestras realiza, mensalmente, atividades educacionais em oncologia, com foco em atualizações científicas e educação continuada. O objetivo é promover o estímulo ao desenvolvimento e ampliação de conhecimento na área de pesquisa.