Mundo | 25 de agosto de 2019

EUA: novo medicamento para o tratamento da artrite reumatoide

Aprovado pelo FDA, Rinvoq é nova opção contra a doença
Anvisa-aprova-novo-medicamento

A agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA), aprovou na sexta-feira (16) o Rinvoq (upadacitinib), da biofarmacêutica AbbVie. Ele é indicado para o tratamento de adultos com artrite reumatoide moderada a grave que tiveram uma resposta inadequada ou intolerância ao metotrexato. Esta pode ser a “conquista” imunológica mais importante para a biofarmacêutica desde a aprovação do medicamento Humira (adalimumabe).

O Humira surgiu e consolidou-se como um relevante tratamento da artrite reumatoide. No entanto, o Rinvoq surge com a aposta de  ser ainda mais eficaz do que seu antecessor.

Comparativo Rinvoq x Humira

A AbbVie anunciou, em 2018, os resultados do estudo clínico Select-Compare Fase 3, comparando os tratamentos com Rinvoq e com Humira no tratamento da artrite reumatoide. A empresa utilizou cinco diferentes medidas de resultados clínicos para comparar seus dois medicamentos. O Rinvoq pontuou melhor que o Humira em todas as cinco medidas de eficácia.

Três desses resultados foram baseados nas medições de melhora nos sistemas de artrite reumatóide do American College of Rheumatology – ACR20, ACR50 e ACR70, que indicam 20%, 50% e 70% de melhora, respectivamente. No estudo, 71% dos doentes tratados com Rinvoq atingiram uma resposta ACR20, em comparação com 63% dos doentes que tomaram Humira. O Rinvoq pareceu ainda mais impressionante na taxa de resposta do ACR50, com 45% dos pacientes atingindo o nível de melhoria ante 29% nos pacientes que receberam o Humira. Quase duas vezes mais pacientes tomando Rinvoq obtiveram uma resposta ACR70 do que aqueles em Humira (25% em comparação com 13%, respectivamente).

Além disso, uma porcentagem significativamente maior de pacientes que receberam o Rinvoq alcançou remissão clínica (29%) do que os pacientes que receberam o Humira (18%). A baixa atividade da doença foi observada em 45% dos pacientes que tomaram Rinvoq, em comparação com 29% dos pacientes que usaram Humira.

O Rinvoq é um medicamento oral para tomar uma vez ao dia, enquanto o Humira é tratado via injeção.

Entretanto, é importante destacar a relevância do Humira, que reina como a droga mais vendida no mundo para artrite reumatoide, acumulando vendas de quase 20 bilhões de dólares em 2018. No entanto, é possível que o Rinvoq se torne o maior medicamento de imunologia da AbbVie depois do Humira.

No início deste ano, a empresa de pesquisa de mercado EvaluatePharma classificou o Rinvoq (upadacitinib) como o medicamento mais promissor em desenvolvimento. Na época, a EvaluatePharma estimou que a droga geraria vendas de 2,2 bilhões de dólares até 2024. Agora, no entanto, a EvaluatePharma tem perspectivas mais otimistas para o mesmo, projetando vendas de 2,5 bilhões de dólares até 2024. Mas a AbbVie tem expectativas ainda mais otimistas do que as da EvaluatePharma: os executivos da AbbVie esperam que o Rinvoq atinja um pico de vendas anuais no valor de 6,5 bilhões de dólares.

É importante destacar que nem todas essas vendas serão feitas no tratamento da artrite reumatoide. A AbbVie também está avaliando o Rinvoq em estudos clínicos, direcionados à dermatite atópica, doença de Crohn, arterite de células gigantes, artrite psoriásica e colite ulcerativa. A empresa também está realizando um estudo clínico de fase 2 do medicamento no tratamento da espondiloartrite axial.

VEJA TAMBÉM