Mundo, Tecnologia e Inovação | 21 de abril de 2020

EUA autorizam processo que pode descontaminar mais de 4 milhões de máscaras N95 por dia

A medida será grande aliada contra a escassez de máscaras no setor da saúde
EUA autorizam processo que pode descontaminar mais de 4 milhões de máscaras N95 por dia

A agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA), forneceu autorização de uso de emergência para um processo de descontaminação fornecido pela empresa Advanced Sterilization Products (ASP), que pode descontaminar mais de 4,75 milhões de máscaras profissionais de saúde N95 por dia, deixando-as aptas para reutilização. A medida irá trazer um auxílio significativo, tendo em conta a atual escassez de suprimentos enfrentada por profissionais da saúde que enfrentam o crescente número de internações decorrentes da Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus).

As máquinas de esterilização da série STERRAD da ASP já estão em uso em cerca de 6,3 mil hospitais nos EUA (normalmente são usadas para esterilizar outras peças). Existem cerca de 9,9 mil em operação no EUA, cada uma com a capacidade de processar cerca de 480 máscaras por dia. Se todas forem utilizadas para este fim, poderia chegar a 4,75 máscaras esterilizadas por dia. A empresa alerta que a máscara deve ser usada somente por uma pessoa, ou seja, é preciso devolver a mascará para a mesma pessoa que utilizou antes do processo de desinfecção.

n95_reutilizacao

Também existe outro sistema semelhante para descontaminação destes equipamentos de proteção que já foi liberado pela FDA: o processo de Battelle de peróxido de hidrogênio vaporizado. A Universidade Duke, na Carolina do Norte (EUA) solicitou autorização para usar este método de esterilização, após provar que é seguro, eficaz e disponível em uma variedade de equipamentos já utilizados em laboratórios de biocontenção e outros tipos de instalações médicas.

 

Com informações Techcrunch, Duke University e ASP. Edição do Setor Saúde.

 

VEJA TAMBÉM