Mundo | 10 de julho de 2014

EUA aprova insulina inalável para diabéticos

Afrezza pode ser alternativa às injeções para o controle glicêmico
Afrezza

O órgão regulador norte-americano, FDA, aprovou a comercialização da insulina inalável Afrezza para adultos. O medicamento tem ação rápida e é uma opção para substituir as injeções para o controle glicêmico em pessoas diabéticas.

A droga, que consiste na inalação do pó em um pequeno inalador, é uma alternativa que beneficia principalmente os pacientes que precisam usar insulina antes de ingerir alimentos. O produto dissolve-se rapidamente quando atinge o pulmão e fornece insulina rapidamente para a corrente sanguínea.

Em comunicado oficial a MannKind, fabricante do fármaco, informa que os níveis de insulina são alcançados de 12 a 15 minutos após a administração. “A ação da FDA valida os anos de pesquisa clínica que impulsionou o desenvolvimento desta terapia única”, disse Alfred Mann, presidente-executivo da empresa.

O medicamento, no entanto, deve ser utilizado em combinação com uma insulina de ação lenta em pacientes com diabetes tipo 1. A FDA não recomenda para pessoas que fumam ou tratam cetoacidose diabética. Mais de três mil portadores de diabetes tipo 1 ou tipo 2 participaram dos testes que deram aprovação ao remédio. Ainda não há previsão para a venda do medicamento no Brasil.

A Afrezza vem em cartuchos de uso único. O inalador é do tamanho de um apito de árbitro esportivo. Inalar o medicamento antes de uma refeição tem a vantagem de ser menos doloroso e mais conveniente do que uma injeção. Contudo, alguns médicos se preocupam com a segurança a longo prazo do fornecimento de insulina pelos pulmões.

TÓPICOS , , , , ,

VEJA TAMBÉM