Estresse, uma doença com diferentes causas
Excesso de secreção hormonal gera o mal-estar
O estresse é geralmente atribuído ao meio ambiente e o cotidiano em que a pessoa vive, seja no âmbito profissional quanto pessoal. Na realidade, as causas são mais amplas, e devem ser identificadas e tratadas para proporcionar um bem-estar duradouro.
O estresse é resultado de secreções hormonais de adrenalina e cortisol em excesso. Desta forma, aumenta a pressão arterial e o nervosismo, gerando também reduções de cálcio e de potássio no organismo, o que leva a palpitações cardíacas e distúrbios do sono.
Secreções hormonais das glândulas supra-renais são transmitidas para o cérebro através da coluna vertebral. Quando há micro-lesões na coluna ou no pescoço, a ação pode causar inflamação, bloqueando a passagem de hormônios. A resposta das glândulas supra-renais é aumentar a secreção, o que aumenta também a sensação de estresse.
Problemas dentários também podem levar ao estresse, principalmente de grávidas com queixa de artrite da mandíbula. A fonte de tensão, por causa da dor, promove a superprodução hormonal e o fluxo de impulsos nervosos. O cansaço visual também é uma fonte de estresse.