Mundo | 10 de outubro de 2013

Estatinas no tratamento de periodontite

Pesquisa norte-americana revela que tratamento para reduzir doenças bucais beneficia também casos de aterosclerose
Estatinas

Um estudo publicado pelo The Journal of the American College of Cardiology afirma que as estatinas, normalmente usadas para a redução do colesterol, podem reduzir casos de periodontite. O tratamento para reduzir doenças bucais também é importante para evitar problemas nas artérias e nas costas.

A periodontite se caracteriza pela inflamação crônica das gengivas, assim como a aterosclerose, e as duas enfermidades tendem a coexistir. Os resultados revelam que o tratamento para reduzir a inflamação em qualquer uma das doenças, acaba por beneficiar a outra. Estudos também revelam ligação entre a doença oral com problemas cardiovasculares (leia aqui).

Durante 12 semanas os pesquisadores analisaram o possível papel das diferentes doses de estatinas (entre 10mg e 80mg diários), em um grupo de pacientes com doença cardíaca ou com alto risco de doença cardíaca. Após quatro semanas de tratamento com doses altas, 59 pacientes mostraram redução significativa da inflamação das gengivas. A melhoria foi acompanhada simultaneamente à melhora da aterosclerose.

Segundo os especialistas, os benefícios das estatinas vão além das propriedades hipolipemiantes. Um maior cuidado com a higiene oral reduz a inflamação na gengiva e também nas artérias. É recomendado que pacientes cardíacos ou que já tenham sofrido derrame, informem o médico sobre qualquer desconforto nas gengivas, além de tomar cuidados com as opções de tratamentos.

VEJA TAMBÉM