Gestão e Qualidade | 6 de fevereiro de 2023

Entidades se unem para campanha dos 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente

Webinários, materiais educativos e mobilização de conselhos e serviços de saúde por todo o país integram as ações desenhadas por representantes da SOBRASP, Proqualis/Icict/Fiocruz, Anvisa e Anahp na primeira reunião do grupo
Entidades se unem para campanha dos 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente

A Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP) se reuniu com diversas entidades para dar início à organização dos eventos comemorativos pelos 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), lançado em 1º de abril de 2013. O objetivo da campanha é divulgar as ações realizadas e produzir materiais que possam ser compartilhados com todos os profissionais de saúde do país, com a comunidade científica e com a população em geral, sobre as conquistas alcançadas ao longo dessa década, também estimulando discussões e ações em torno dos desafios para os próximos anos.

A reunião online, realizada na sexta-feira (3), contou com a presença da assessora Técnico-Científica do Proqualis/Icict/Fiocruz, Maria de Lourdes Moura, da diretora de Conteúdo da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), Evelyn Tiburzio, e de Claudia Vidal e Paola Andreolli, respectivamente, diretora científica e a vice-presidente da SOBRASP. Participaram, ainda, três representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): a gerente-geral de Vigilância em Serviços de Saúde, Gisele Pereira, a gerente de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde, Magda Machado, e a especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, Heiko Santana.


PUBLICIDADE

Gestao-Financeira-Hospital-Receita-Hospitalar


Ações

O planejamento das ações em torno dos 10 anos do Programa se apoiará em três frentes principais. A primeira será a realização de uma série de webinários que abordará o PNSP desde sua estruturação através dos Núcleos de Segurança do Paciente, passando pelo Sistema Nacional de Notificação de Eventos Adversos (Notivisa) e a Cultura da Segurança do Paciente, até os desafios de todos os envolvidos, a partir de agora.

A segunda frente será a produção de cartazes, folderes e demais materiais educativos tanto para os profissionais de saúde, como para a população em geral, chamando a atenção para a segurança do paciente como essencial para a qualidade da assistência. Especial atenção será dada à produção e divulgação de cartilhas sobre a segurança do paciente para usuários do sistema de saúde e para a população, considerando que o tema do “Dia Mundial da Segurança do Paciente” em 2023 (17/09) é “O engajamento dos pacientes para a segurança do paciente”.

A terceira frente da campanha será a parceria com o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) e Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), para que possam ser divulgados materiais educativos para a população e a compilação das ações das campanhas em prol da segurança do paciente dos serviços de saúde de suas cidades e estados.

“Quanto mais iniciativas dos Núcleos de Segurança do Paciente de todo o país forem divulgadas, melhor, para que o sucesso alcançado inspire outros serviços de saúde a seguirem o mesmo caminho. O  Programa Nacional de Segurança do Paciente representa um marco inicial na trilha que percorremos até este momento, mas precisamos enxergar os desafios e traçar novas estratégias ”, destaca a diretora científica da SOBRASP, Cláudia Vidal.

O grupo de trabalho fará reuniões periódicas para organizar a programação, que será divulgada pelas entidades participantes em seus sites. Tudo será articulado junto ao Ministério da Saúde, responsável pelo PNSP no país. A expectativa é que outras entidades se juntem ao grupo nas próximas reuniões, para que a comemoração seja ainda mais abrangente.

 



VEJA TAMBÉM