Gestão e Qualidade, Política | 1 de dezembro de 2015

Entidades de classe debatem novo modelo de remuneração do IPE-Saúde

Encontro das federações hospitalares ocorreu no dia 26 de novembro
Entidades de classe debatem novo modelo de remuneração do IPE-Saúde

No dia 26 de novembro, a Provedoria da Santa Casa de Porto Alegre sediou reunião sobre o modelo de remuneração do IPE-Saúde.

Estiveram presentes a direção da Federação das Santas Casas, com o seu presidente Francisco Ferrer, e os diretores da Santa Casa, Júlio Matos e Ricardo Englert. Representando a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul), o presidente Cláudio Allgayer e o diretor-executivo, Flávio Borges. Pela AHRGS, estiveram presentes Fernando Torelly (Hospital Moinhos de Vento e presidente do Sindihospa) e Fábio Etges (Hospital São Lucas da Pucrs).

O objetivo do encontro visou buscar um relacionamento comum com a autarquia estadual e a possibilidade de criação de um novo modelo de relacionamento, que valorize a prestação de serviços e que proporcione uma nova forma de remuneração dos insumos (materiais e medicamentos). O grupo analisou a complexidade da tarefa, a qual decorre das características específicas de cada instituição prestadora de serviço e seu desempenho assistencial. Por outro lado, o grupo é integralmente desfavorável à implantação unilateral do Preço de Referência de Medicamentos (PRM) apresentado pela Secretaria da Fazenda, pois trata-se de uma abordagem pontual que desconsidera os aspectos mais importantes da contratação dos serviços assistenciais, entre estes a remuneração de diárias, taxas e prestação de serviços profissionais que se encontram defasadas há mais de 4 anos.

Qualquer modificação no atual modelo de relacionamento deve vir acompanhada de um estudo que privilegie a prestação de serviço. A construção deste novo modelo deve contemplar reajustes periódicos e automáticos. As entidades presentes na reunião concordaram que o novo modelo de relacionamento deve ser construído com o envolvimento de todas as partes interessadas.

A Fehosul, a AHRGS e a Federação das Santas Casas manifestaram firme propósito de elaborar, em conjunto, uma proposta abrangente sobre o assunto, embora reconhecendo toda a complexidade do tema. A agenda de trabalho foi estabelecida. Novo encontro está agendado para o dia 14 de dezembro.

Criação do Grupo de Trabalho

Na quarta-feira, dia 25, o Ipergs publicou no Diário Oficial do Estado a Portaria N°149/2015, referente à constituição do Grupo de Trabalho intersetorial para implementação do novo modelo de remuneração aos prestadores de saúde do IPE-Saúde, que ficará sob a Coordenação do médico Alexandre Guimarães Escobar, Diretor de Saúde do IPERGS e terá a participação da Fehosul e da AHRGS, além das entidades médicas e da Federação das Santas Casas.

Leia aqui: www.fehosul.org.br

Entidades de classe debatem novo modelo de remuneração do IPE-Saúde_1

Federação das Santas Casas, Fehosul, Sindihospa e Ahrgs

 

Saiba mais sobre as discussões e encontros realizados pela Fehosul que tiveram como tema o PRM:

Grupo Técnico analisa, em reunião na Fehosul, remuneração de medicamentos no Ipe-Saúde

Preço de Referência de Medicamentos pode inviabilizar a prestação de serviços pelo Ipergs

Ao adotar a PRM, IPE-Saúde ameaça a viabilidade dos hospitais

 

* Fotos: Assessoria Comunicação da Santa Casa

VEJA TAMBÉM