Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 26 de abril de 2022

Entenda como funciona o serviço inovador da startup gaúcha adquirida por uma gigante da saúde nacional

CEO da Boxifarma, Henri Siegert Chazan, concedeu entrevista exclusiva ao portal Setor Saúde
Como funciona o serviço inovador da startup gaúcha adquirida por uma gigante da saúde nacional-

A startup gaúcha Boxifarma, primeira empresa da América Latina a prestar serviços farmacoterapêuticos de unitarização automatizada, foi adquirida na semana passada pela gigante Viveo, um ecossistema que reúne diversas empresas que atuam desde a fabricação e distribuição de materiais e medicamentos, a serviços de saúde para diferentes públicos. O grupo, que é controlado pelo fundo de investimentos DNA Capital, alcançou mais de R$ 6 bilhões de faturamento no ano de 2021.

Para entender como funciona o serviço oferecido pela Boxifarma e quais diferenciais chamaram a atenção da Viveo, o portal Setor Saúde conversou com o fundador e CEO da empresa de serviços farmacêuticos, Henri Siegert Chazan.

O negócio

Fundada em Porto Alegre, a Boxifarma se assemelha ao serviço oferecido pela empresa norte-americana PillPack, conhecida por entregar medicamentos na casa do consumidor e que foi adquirida pela Amazon, em 2018, por um valor astronômico. O montante de mais de 700 milhões de dólares pago pela Amazon pela PillPack, ajuda a dimensionar o potencial do negócio da startup gaúcha. “O que mais despertou o interesse da Viveo, além da nossa proposta de valor, foi a tecnologia, os processos e principalmente o software que desenvolvemos. A nossa empresa foi adquirida 100%. Eu seguirei na empresa, mas agora como um dos diretores responsáveis pelo negócio na Viveo, respondendo pela Boxifarma”, anuncia Chazan.

Por questões contratuais, os valores da aquisição da Boxifarma, não foram revelados. Mas Chazan destaca que a união das empresas será essencial para ampliar o alcance da Boxifarma no setor de saúde brasileiro. “A ideia é crescer a oferta de serviços focados para a área de cuidado à pessoa, D2P (direct to paciente), um segmento que a Viveo tem olhado com cada vez mais atenção. Atualmente o nosso serviço é muito utilizado para quem sai do hospital, por idosos, residenciais geriátricos e pacientes crônicos. Estamos muito contentes por sermos uma empresa gaúcha, que crescerá junto a um player de peso, que possui uma forte competência em gestão, distribuição e logística com abrangência nacional, e ainda trabalha com produtos de qualidade”, comemora Chazan.

A ideia do serviço oferecido pela Boxifarma é possibilitar que a pessoa receba em sua casa, por meio de uma assinatura mensal, medicamentos separados por dia, com a dosagem e os horários corretos. Chazan explica: “ao invés de uma pessoa comprar várias caixas de medicamentos diferentes na farmácia, separar as dosagens que ela toma de manhã, à tarde e à noite, a Boxifarma entrega para o cliente um box com uma sequência, que chamamos de Boxifita, já organizada e contendo as doses unitarizadas, com os horários da medicação do dia. A embalagem oferece uma separação segura dos medicamentos para o uso durante todo o mês.”

boxifarma boxifita

Robô da PillPack 

Chazan detalha que o robô utilizado pela Boxifarma é o mesmo utilizado em outros países da Europa e EUA. “O equipamento serve para confeccionar as fitas de forma personalizada, com os medicamentos para cada cliente, a partir do software de Prescrição Eletrônica da Boxifarma. O robô que monta a fita e faz a impressão é o mesmo utilizado no exterior. A Boxifarma é a primeira empresa a ter esta tecnologia exclusiva na América Latina. As fitas são formadas por pequenos envelopes, seguindo a prescrição mensal e as receitas médicas, por dose, dia e horário. Ao final da produção, cada envelope é fotografado e conferido através da Inteligência Artificial, garantindo segurança e agilidade”, completa.

Diferencial: Software que fornece segurança e integração ao Watson Health da IBM

As soluções da Boxifarma foram pensadas para entregar mais do que medicamentos unitarizados em uma caixa. Um exemplo é a leitura “beira-leito”, feita com o celular do cliente ao fotografar o QR Code individual de cada envelope, com um aplicativo para celular proprietário da Boxifarma, para ajudar a controlar a hora correta de tomar a medicação e caso isso não ocorra, emite alarmes e lembretes ao usuário e ao médico/enfermeiro, melhorando a adesão ao plano de medicação. Além disso, fica o registro do horário que cada medicamento foi tomado, enriquecendo os dados que o médico pode acompanhar.

“Com o software criado pela nossa equipe, o médico pode acompanhar o que foi tomado ou não. Além disso, o software tem funcionalidades que permitem interagir com o Watson Health da IBM, ajudando a identificar possíveis eventos adversos, caso determinados medicamentos sejam combinados.” Essa função é realizada com o auxílio da Inteligência Artificial, conta também com a participação e a avaliação de farmacêuticos da Boxifarma, que analisam minuciosamente medicamentos, vitaminas e suplementos receitados.

“No momento em que lidamos com a prescrição de uma pessoa, com recorrência, passamos a ser um orientador também. Não é incomum o nosso cliente ser atendido por médicos diferentes. Em alguns casos, um profissional não tem conhecimento do que o outro receitou. Conseguimos identificar e apontar os riscos de usar os medicamentos usuais, em conjunto, com um novo que entraria na fita do próximo mês”, ressalta.  Neste caso, inclusive, é sugerido ao cliente que converse com o médico novamente, e sinalize os riscos identificados na interação medicamentosa, que é quando dois ou mais medicamentos interagem, podendo potencializar, diminuir ou até anular o efeito de determinado fármaco. “Às vezes, uma simples troca de horário, acertada com o médico do paciente, evita riscos desnecessários”, explica o executivo.

Boxifarma e a Far.me

No dia do anúncio da aquisição da empresa gaúcha, o CEO da Viveo, Leonardo Byrro, forneceu pistas sobre as estratégias para o futuro da startup. “A Boxifarma chega com o objetivo de complementar e acelerar o crescimento do modelo de negócio da Far.me e da nossa estratégia de cuidar dos pacientes. Além disso, nos permite avançar na agenda de serviços para hospitais e clínicas e pode ser também complementar aos serviços das empresas de manipulação que divulgamos a aquisição recentemente. Queremos, com essa aquisição, agregar ainda mais valor ao negócio por meio do uso de tecnologia intensiva e ampliar os serviços ao paciente oferecidos para outras regiões do país, além de Minas Gerais e São Paulo, já atendidos hoje pela Far.me”, explicou.

Viveo: uma gigante em expansão

Fundada em 1996, a Viveo está conquistando o protagonismo no mercado da saúde, com a fabricação e distribuição de materiais e medicamentos. Em 2021, a empresa entrou na Bolsa de Valores e captou mais de R$ 2 bilhões. A organização vem adotando uma política agressiva de aquisições nos últimos meses, ampliando também o seu leque para empresas que prestam serviços relacionados ao cuidado de saúde, como é o caso da Boxifarma.

A Viveo possui frota própria, mais de 20 unidades operacionais e Centros de Distribuição em todas as regiões do Brasil, o que será uma vantagem nesta nova fase da startup. Hoje, o ecossistema Viveo é formado pelas empresas Mafra Hospitalar, Pointmed, Tecno4, MedCare, BEMK, Tecnocold Vacinas, Diagnóstica Cremer, Byogene, Biogenetix, Vitalab, Apijã, Laborsys, Macromed, Cremer, Flexicotton, FW, Daviso, Heathlog, Cirúrgica Mafra e Far.me. É dona ainda das marcas Embramed, Cremer, Topz, Bellacotton, Salvelox, e as recém adquiridas Piquitucho, FeelClean e agora, a Boxifarma. A startup gaúcha foi a quinta aquisição da Viveo somente neste ano.

Em 2021, a Viveo atingiu receita líquida total atingiu R$ 6,2 bilhões, com crescimento de 41% em relação a 2020. O lucro líquido ajustado foi de R$ 307,8 milhões, 133,5% superior ao registrado ao ano anterior.

Veja as últimas aquisições no setor da saúde aqui.

 

 



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