Geral | 19 de setembro de 2013

Dr. Carlos Barrios analisa os resultados de simpósio direcionado ao câncer

Evento ocorrido em Porto Alegre foi organizado pelo Hospital Mãe de Deus
Simpósio Brasil-Espanha

O Sistema de Saúde Mãe de Deus, em conjunto com a Universidade de Salamanca (Espanha), realizou importante encontro para debater as mais recentes descobertas oncológicas. O III Simpósio Brasil – Espanha abordou diversas pesquisas e avanços no combate ao câncer.

O evento internacional contou com quase uma centena de participantes e o tema central foi Oncologia: Prevenção, Diagnóstico e Tratamento. Em entrevista para o Portal Setor Saúde, Dr. Carlos Barrios, Diretor do Instituto do Câncer Mãe de Deus, fez uma análise dos resultados do simpósio e os temas de maior repercussão.

Setor Saúde – Embora todo o evento tenha relevância, é possível apontar os temas com maior repercussão entre os participantes?

Dr. Barrios – Avanços de ponta na pesquisa do câncer foram apresentados com uma perspectiva de cooperação entra as três instituições (Unisinos, Universidade de Salamanca-ESP e Hospital Mãe de Deus), que permite termos uma expectativa muito positiva no desenvolvimento na área.

Setor Saúde – O que é possível tirar de maior proveito desse intercâmbio? De que forma os debates influenciam os caminhos a serem seguidos pelo Mãe de Deus e demais instituições?

Dr. Barrios – O Hospital Mãe de Deus está revolucionando o setor, não somente com um crescimento ímpar nos últimos anos, mas ao mesmo tempo com medidas estratégicas que inovam e enfrentam os desafios na conturbada área da saúde. Em última análise, todos deverão ganhar com os resultados. Este intercâmbio, original e inovador, é um exemplo claro que aponta para qual o melhor caminho para instituições como o HMD cumprirem com seus objetivos programáticos. Não podemos ser, simplesmente, mais uma instituição assistencial. A realidade exige a diversificação e a capacidade de oferecer um atendimento completo, não somente ao paciente, mas à toda a sociedade. Neste sentido, a formação de recursos humanos, a educação nas mais diversas áreas da saúde, a pesquisa, o desenvolvimento e a incorporação de novas tecnologias são partes cada vez mais importantes do nosso DNA.

Setor Saúde – O simpósio é um encontro fundamental para aproximar a medicina dos dois países. A oncologia no Brasil e na Espanha atua de forma muito distinta? Os procedimentos de diagnóstico, tratamento e prevenção seguem uma mesma linha, ou existem grandes diferenças?

Dr. Barrios – As realidades são muito diferentes. Do ponto de vista assistencial o tratamento oferecido é semelhante, se não igual, nas duas instituições. A realidade brasileira nos impõe uma heterogeneidade que não é tão grande na Espanha. São poucos os hospitais no Brasil que conseguem oferecer o cuidado que se oferece no HMD. Do ponto de vista de pesquisa, as diferenças ainda são importantes. Temos muito a aprender com a Universidade de Salamanca e com a Unisinos, assim como vamos contribuir com eles nas nossas capacidades. A parceria que se estabelece será positiva por todos os lados.

Setor Saúde – Em sua palestra é abordado um modelo no tratamento do câncer de mama HER2 positivo. Em uma área que tem apresentado muito progresso nos últimos anos por todo o mundo, já existe um modelo padrão, ou ainda é preciso estreitar as linhas de tratamento para se conseguir melhores resultados?

Dr. Barrios – Os avanços são impressionantes, mas o caminho que temos pela frente não é menos desafiador, ainda temos muito a fazer. Os resultados que vêm sendo alcançados com o tratamento nos permitem ter esperança. Tornando o diagnóstico personalizado e individualizado, com certeza o tratamento trará mais e melhores alternativas para os pacientes  nos próximos anos.

VEJA TAMBÉM