Estatísticas e Análises | 29 de maio de 2013

Disque Saúde aumenta 43% das queixas

Telefone disponibilizado pelo Ministério da Saúde mostra o descontentamento dos usuários com operadoras
Disque Saúde aumenta 43 porcento das queixas

Desde o dia 5 de maio, quando o Ministério da Saúde lançou a campanha para incentivar a população a fiscalizar e prestar queixas contra problemas nos serviços das operadoras de saúde, a quantidade de reclamações cresceu significativamente. O Disque Saúde (136) aumentou 43% em comparação ao número 0800 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Nas primeiras duas semanas de veiculação das peças publicitárias, mais de 23 mil pessoas usaram o 136 para fazer queixas ou buscar esclarecimentos. O objetivo da medida é contar com maior participação das pessoas na defesa do consumidor e na qualificação da saúde suplementar.

Esta é uma das 16 metas do Ministério da Saúde, que podem ser conferidas no Plano Nacional de Saúde aprovados pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). O telefone segue a linha de avaliação que monitora o trabalho das operadoras em questões como o tempo de espera para marcação de consultas, exames e cirurgias. Em 2012, 364 planos de 54 operadoras foram suspensos temporariamente por descumprimento de regras.

 

 

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