Tecnologia e Inovação | 22 de dezembro de 2017

Dispositivo de diagnóstico médico de Star Trek já é realidade

Aparelho capaz de diagnosticar o paciente lembra o “tricorder”
Dispositivo de diagnóstico médico de Star Trek já é realidade

A série de televisão Star Trek influenciou gerações e é um marco da ficção científica. Seu universo, criado por Gene Roddenberry, inspirou e previu muitas das tecnologias criadas anos depois de seu aparecimento na série, como o tablet, por exemplo.

Entretanto, na área da saúde, o dispositivo da ficção que mais chama atenção é o “tricorder”, usado pelo Dr. McCoy para diagnosticar quase qualquer doença ao aproximar um paciente ao pequeno dispositivo.

Essa tecnologia pode estar mais perto do nosso dia-a-dia do que imaginamos. Em 2012, a Fundação Xprize iniciou, através de uma competição milionária, um projeto com equipes científicas de todo o mundo para que convertam o “tricorder” em realidade.

Uma dessas equipes foi a empresa canadense Cloud DX, vencedora do prémio de inovação na competição com o seu Vitaliti. O sistema integra vários dispositivos que se conectam sem fios e permitem medir os sinais vitais do usuário (como frequência cardíaca, temperatura corporal ou quantidade de oxigénio no sangue), realizar análises de fluidos, identificar diferentes sintomas de doenças, e até mesmo receber aconselhamento médico graças à intervenção da inteligência artificial conectada a nuvem.

O CEO da empresa, Robert Kaul, acredita que a medicina do futuro evoluirá muito rapidamente para modelos como o Vitaliti. “O cuidado com a saúde será algo que faremos em casa ou no trabalho através da tecnologia em vez de irmos ao médico como fazemos agora. Além disso, a inteligência artificial permitirá que os médicos tomem melhores decisões. Será uma revolução em todas as partes do mundo que nos permitirá economizar tempo e dinheiro”, conclui.

Robert Kaul, explicou, em vídeo com legendas em português, como o dispositivo funciona:

VEJA TAMBÉM