Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 27 de outubro de 2023

Diretoria da Unicred Porto Alegre recebe Startups vencedoras do Health Alliance

Na confraternização o presidente da cooperativa, Dr. José Cesar Boeira, convidou todos a participarem da próxima edição da Jornada Uni4Life de Inovação e Empreendedorismo.
Diretoria da Unicred Porto Alegre recebe Startups vencedoras do Health Alliance e já planeja a próxima edição da Jornada-

Em encontro na sede da Unicred Porto Alegre, nesta segunda-feira, 23, os vencedores da Health Alliance – Jornada Uni4Life de Inovação e Empreendedorismo, revelados durante o Health Meeting – Business & Innovation, puderam confraternizar com avaliadores, parceiros, diretoria da Unicred e com os coordenadores do Uni4Life, hub de inovação da Cooperativa. Além disto, este foi um momento de possibilitar novas oportunidades para as equipes do Health Alliance junto à Unicred e seus parceiros (hospitais, universidades, aceleradoras, centros de pesquisa e inovação).

Em clima de descontração, o presidente da Unicred Porto Alegre, Dr. José Cesar Boeira, falou sobre a instituição e seus diferenciais de mercado, apontando o Uni4Life “como uma característica única da Unicred Porto Alegre, de apoio e incentivo aos estudantes nas mais diversas áreas da Saúde.” Ele também convidou os presentes a participarem com novas ideias para a próxima edição da Jornada, em vista do sucesso alcançado este ano.

 Em seguida, o professor e pesquisador, Dr Fernando Kreutz, diretor da FK-Biotecnologia S/A (Brasil) e CEO da Cellvax Inc (EUA) disse que “são os momentos de crise, como o cenário atual, que nos diferenciam, que nos levam a inovar”. Ele prossegue lembrando que “iniciativas como esta da Unicred de apoio às startups, fomenta o setor da Saúde, com ideias inovadoras que atingem os temas mais complexos”.

As Integrantes das equipes vencedoras também comentaram sua participação no Health Alliance, revelando total entusiasmo pelas oportunidades que se abrem e pelos recursos financeiros recebidos que investirão em seus projetos.

Para Laura Willers de Souza, da Masima RM e PET, vencedora nas categorias Impacto Social e Early Stage que administra juntamente a Marco Antônio de Bastiani, ganhar em duas categorias foi uma grande surpresa. Ela ressalta a importância da visibilidade que obteve. “Isto foi essencial para seguirmos adiante”, afirmou, com a certeza de que, a partir de agora, portas estarão se abrindo. O projeto se caracteriza por ser um relatório com dados quantitativos da imagem, capaz de complementar o laudo dos neurradiologistas, aumentando a precisão diagnóstica, de forma rápida e a um custo acessível.


 PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


Na mesma linha, Ana Paula Gonzatti, que conquistou o prêmio pelo Underpression, um aplicativo com vistas ao combate da depressão, no qual pacientes conectam-se com profissionais da saúde mental para consultas emergenciais, considerou que sua participação na Jornada foi essencial, comparando a “uma luz que se acendeu para outras ideias que estão surgindo”. Ela venceu na Categoria Pré-Seed para a startup Underpression juntamente com Lara Klein e Luiza Schnorr.

Já para Rafaela Soares Rech, da DigDis, vencedora da categoria Seed, juntamente com Fernando Neves Hugo, “a Jornada nos proporcionou ultrapassar os limites da universidade e ingressar no mundo da inovação, que nos conectou com a possibilidade de um trabalho empreendedor”. Seu projeto vencedor é fundamentado em um sistema de apoio ao diagnóstico com base em IA, com captação e utilização dos sons da deglutição. Animada com o prêmio em dinheiro, ela já está providenciando parceiros, para poder prosseguir também na área do empreendedorismo.

O destaque de impacto social foi o Banco de Imagens Cerebrais, um banco de dados de imagens e dados quantitativos de ressonância magnética e tomografia por emissão de pósitrons cerebrais para mapear a variabilidade populacional brasileira.

Ao final, o diretor de Negócios da Unicred Porto Alegre, Alexandre Fisch, ressaltou a importância deste momento, onde a Cooperativa dá um salto transformador, abrindo possibilidades para que os jovens tragam ideias e soluções que melhorem a Saúde. “São projetos verdadeiramente relevantes, de baixo custo, que só têm a contribuir com os que mais precisam”, observou.

 



VEJA TAMBÉM