Geral | 28 de agosto de 2014

Dia Nacional do Combate ao Fumo

Data promove a conscientização para os riscos do tabagismo
Dia Nacional do Combate ao Fumo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta o tabagismo como a principal causa de morte evitável no mundo. Estima-se que um terço da população adulta (aproximadamente um bilhão e 200 milhões de pessoas) seja fumante. No Brasil, 29 de agosto foi instituído pela Lei 5.352/1967 como o Dia Nacional do Combate ao Fumo, que visa a alertar a população sobe os riscos do vício.Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia estimam que, por ano, 80 mil pessoas morrem precocemente por causa do cigarro. Na média, 10 fumantes morrem a cada hora.

Pesquisas, em escala global, mostram que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina fumam. Comparados aos não fumantes, apresentam um risco dez vezes maior de adoecer de câncer de pulmão; cinco vezes maior de sofrer infarto; cinco vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e o dobro de chances de sofrer derrame cerebral.

Quando queimado, o fumo produz mais de quatro mil substâncias químicas, sendo sessenta delas cancerígenas. A dependência é causada por um desses elementos, a nicotina. O maior malefício do tabagismo é o câncer de pulmão, (responsável por 90% dos casos da doença). Também pode causar câncer de boca, mau hálito, dentes amarelados, impotência sexual, gangrena em partes do corpo, dentre outros riscos.

Felizmente, o número de fumantes permanece em queda no Brasil. Segundo a Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), o percentual caiu 28% nos últimos oito anos. Em 2006, 15,7% da população adulta das grandes metrópoles fumava. Em 2013, houve queda foi para 11,3%. A meta do Ministério da Saúde é chegar a 9% até 2022.

O mesmo estudo revelou que, em Porto Alegre – Capital líder no ranking nacional de consumo de cigarro –, o percentual de pessoas que fumam foi de 18,2% (2012) para 16,5% (ano passado).

Neste dia 29 de agosto, instituições estão realizando ações de conscientização. O Hospital Ernesto Dornelles promove uma caminhada (veja aqui), enquanto o Mãe de Deus palestra e exames (veja aqui).

VEJA TAMBÉM