Geral | 29 de maio de 2014

Dia Mundial da Saúde Digestiva

Campanha busca sensibilizar para a importância da correta interpretação e rápido tratamento
Dia Mundial da Saúde Digestiva

O Dia Mundial da Saúde Digestiva, celebrado em 29 de maio, foi instituído pela World Gastroenteroloy Organization (WGO). Em 2014, a campanha que ocorre em diversos países tem como tema “Da azia a constipação intestinal – Sintomas comuns de doenças Gastrointestinais na comunidade: Impacto e Interpretação”.

O principal objetivo é sensibilizar população e profissionais de saúde para a importância da correta interpretação dos sintomas e o rápido tratamento, reiterando também a adoção de um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada.

De acordo com dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), o câncer de fígado (carcinoma hepatocelular), que atinge mais homens do que mulheres, é o quinto mais comum e o terceiro câncer mais fatal no mundo. Anualmente são diagnosticados mais de 500 mil novos casos. No Brasil, a incidência é maior nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Entre os fatores de risco para o desenvolvimento do Câncer de Fígado estão infecções pelo vírus das hepatites B ou C, doença hepática alcoólica e doença hepática gordurosa não alcoólica (obesidade), além de diabetes tipo 2.

Os tratamentos, potencialmente curativos no estágio precoce, incluem: hepático, ressecção cirúrgica, ablação percutânea com radiofrequência ou alcoolização. Em relação aos tratamentos paliativos, podem ser utilizados quimioembolização e quimioterápicos. A assistência é feita por equipes multidisciplinares, formadas por gastroenterologistas, radiologistas, cirurgiões, patologistas e oncologistas.

 Outros males que prejudicam a saúde digestiva:

Azia – Principal sintoma da Doença do Refluxo Gastresofágico (DRGE), que ocorre quando há retorno do ácido gástrico do estômago para o esôfago. O tratamento deve ser feito com mudanças no hábito alimentar, evitando alimentos gordurosos e frituras, condimentos picantes e a ingestão de muito líquido durante as refeições. A incidência é alta na população ocidental, variando de 10% a 20% nos EUA e Europa, e atingindo cerca de 11,9% da população brasileira que vive em centros urbanos.

Síndrome do Intestino Irritável (SII) – Distúrbio funcional intestinal que atinge homens e mulheres de qualquer faixa etária, sem distinção racial. Por ano, aproximadamente 60 a 90 milhões de novos casos ocorrem. As queixas principais são dor ou desconforto abdominal, que se aliviam com a evacuação, pela eliminação de gases, diarreia e/ou constipação intestinal.

Constipação intestinal – Ocorre em cerca de 20% da população ocidental, sendo mais presente em mulheres, crianças, idosos e indivíduos de menor classe econômica. Os principais sintomas são evacuações pouco freqüentes e difíceis, sensação de fezes endurecidas, de pequeno volume ou defecação incompleta. As causas mais comuns são alimentação inadequada, sedentarismo, perda do reflexo da evacuação e postura incorreta no ato da defecação. O pouco consumo de vegetais e leguminosas comprometem o estimulo para evacuação.

Dispepsia funcional (má digestão) – Distúrbio no aparelho digestivo que se manifesta pela sensação de estufamento após as refeições, náuseas e eructações frequentes. Pode ocasionar também por dor no abdômen superior. É um sintoma comum entre a população em geral, atingindo de 20% a 40% dos pacientes que procuram atendimento médico.

 

TÓPICOS ,

VEJA TAMBÉM