Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Gestão e Qualidade | 25 de janeiro de 2017

Dentistas interessados em participar do “Projeto Sorrir” da ANS devem solicitar adesão às operadoras

Remuneração diferenciada, orientação acadêmica e valorização de boas práticas
Dentistas interessados em participar do Projeto Sorrir da ANS devem solicitar adesão às operadoras

Dentistas interessados em participar do Projeto Sorrir, desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), podem procurar as operadoras participantes para aderir à iniciativa. Os profissionais poderão receber remuneração diferenciada mediante a utilização de protocolos clínicos, além de obter orientação acadêmica focada na prevenção e valorização de boas práticas odontológicas.

Ao todo, 40 operadoras de planos odontológicos fazem parte do projeto. Confira as operadoras participantes.

Sobre o Projeto Sorrir

O Sorrir, lançado em setembro de 2016, é uma iniciativa pioneira na história da saúde suplementar e tem como objetivo aperfeiçoar o atendimento prestado pelos planos de saúde odontológicos. O projeto traz benefícios para pacientes, operadoras de planos odontológicos e para os dentistas, que mediante a utilização de protocolos clínicos, poderão receber remuneração diferenciada a partir de indicadores de qualidade.

Na primeira fase, a ANS recebeu inscrições das operadoras interessadas em participar. Os dentistas credenciados às operadoras participantes que desejarem se integrar à iniciativa devem entrar em contato para solicitar adesão junto às operadoras.

O arranjo de prestação dos serviços que está sendo proposto é baseado nas seguintes premissas: divisão do cuidado em módulos que compõem a prevenção e o tratamento, com utilização de protocolos clínicos; introdução de um gestor do cuidado responsável pela coordenação da atenção prestada ao beneficiário; avaliação das ações através de indicadores e medidas de qualidade; utilização de uma medida de qualidade na composição da remuneração do prestador de serviço; e novas formas de comunicar esse novo modelo e agregar valor para o beneficiário e para o prestador. Nessa proposta, o cuidado é focado na atenção básica, onde um dentista de referência é encarregado da atenção.

O projeto está sendo desenvolvido com a participação e o apoio do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e dos professores universitários Ricardo Fisher e Inger Tunas. A implementação ser dará ao longo de nove meses e nesse período sua aplicação será acompanhada e monitorada pela ANS. Ao final, será possível mensurar os desfechos obtidos pelos participantes e comparar com os resultados de quem não faz parte da iniciativa.

Dados do setor

O setor de saúde suplementar conta com mais de 22 milhões de beneficiários em planos exclusivamente odontológicos. São, ao todo, 510 operadoras neste segmento, sendo 414 com beneficiários. No último ano, o número de consumidores em planos exclusivamente odontológicos cresceu 3,8% (815,3 mil a mais que em dezembro de 2015).

Confira nos vídeos abaixo mais informações sobre o Projeto Sorrir:

VEJA TAMBÉM