Estatísticas e Análises | 2 de julho de 2019

Conheça mais sobre o Dia do Hospital, celebrado no dia 2 de julho

Primeiro hospital do Brasil foi inaugurado em 1543, na cidade de Santos
Conheça mais sobre o Dia do Hospital, celebrado a 2 de julho

Dia do Hospital é celebrado, no Brasil, em 2 de julho, por força de decreto do então presidente Jânio Quadros, em 1961, e faz referência à fundação da Associação Brasileira de Hospitais (ABH), ocorrida neste dia em 1948, a mais antiga entidade nacional de representação do setor hospitalar brasileiro. A data também constitui uma homenagem a todas as instituições e profissionais da saúde, que se dedicam ao próximo, trabalhando em um setor fundamental para a manutenção e recuperação da saúde dos cidadãos e para o bem-estar da sociedade.

A origem do hospital

A palavra “hospital” vem do latim “hospitalis” – ser hospitaleiro, acolhedor. Registros históricos indicam que o embrião daquilo que se tornaria uma instituição hospitalar surgiu em 431 a.C., onde hoje localiza-se o Sri Lanka. Dois séculos depois, na Índia, foram construídos locais para recuperação de enfermos, mas os tratamentos eram mais relacionados ao ocultismo. Foi só por volta de 100 a.C. que os romanos introduziram na Europa os “valetudinarium”, instalações destinadas aos cuidados de feridos em guerras, mais semelhantes aos hospitais atuais.

Foto antiga de hospital (sem dados de ano e local)

Foto antiga de hospital (sem dados de ano e local). Wikimedia_Commons

 

No entanto, muitos estudiosos acreditam que os primeiros locais semelhantes a hospitais surgiram muito antes. Existem pinturas datadas de 2920 a.C., em uma região localizada entre a Galileia e a Judeia, que sugerem um possível local de cura de guerreiros, que tinha como objetivo principal cuidar de feridos de guerra.


A definição de “hospital”, segundo o Ministério da Saúde, diz que a estrutura é uma “parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar à população assistência médica integral, curativa e preventiva, sob quaisquer regimes de atendimento, inclusive o domiciliar, constituindo-se também em centro de educação, capacitação de recursos humanos e de pesquisas em saúde, bem como de encaminhamento de pacientes, cabendo-lhe supervisionar e orientar os estabelecimentos de saúde a ele vinculados tecnicamente”.


O livro intitulado Breve História dos Hospitais: Da Antiguidade à Idade Contemporânea (2002), da pesquisadora Terezinha Covas Lisboa é uma fonte interessante para conhecer mais sobre a trajetória do conceito de hospital, elencando fatores importantes que possibilitaram a evolução do edifício hospitalar. Acesse aqui.

Hoje, os grandes hospitais vêm se tornando centros integrados de serviços, oferecendo exames de imagem e de análises clínicas, consultórios médicos e áreas de atendimentos especializados como cardiologia, neurologia, oncologia, ortopedia e traumatologia e cirurgia geral.

Primeiro hospital do Brasil

No Brasil, os registros históricos apontam a Santa Casa de Misericórdia, localizada em Santos e fundada originalmente pelo fidalgo português Brás Cubas, em 1º de novembro de 1543, como a primeira instituição hospitalar brasileira – em 2019, completará 476 anos. Brás Cubas foi o primeiro provedor e o de maior duração, em torno de 49 anos. Na época, não havia médicos para atuar no local e os encarregados de cuidar dos enfermos eram os sacerdotes e irmãos leigos jesuítas. Foi só em 1945 que o atual prédio da Santa Casa de Misericórdia de Santos foi inaugurado com uma nova estrutura, constituindo-se, ainda hoje, uma das maiores do país.


Atualmente, o Brasil possui 6.730 hospitais segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, o CNES (dados de maio 2019), entre hospitais especializado (950), geral (5.107) e dia (673).


Hospitais Privados

Segundo o levantamento recém-publicado, Cenário dos Hospitais no Brasil (2019), desenvolvido pelas entidades representativas Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) e Federação Brasileira de Hospitais (FBH), existem 4.267 hospitais privados no Brasil, a maioria localizada na região Sudeste (41,4%), especialmente em São Paulo e Minas Gerais.

Do total de hospitais privados, a maior parte tem fins lucrativos (56,9%). Segundo o estudo, esta proporção varia consideravelmente entre as regiões, sendo mais alta no Norte (66,3%) e mais baixa no Sul (22,7%). Ainda em relação aos hospitais privados, a maior parte encontra-se no interior (72,5%), em municípios de grande porte, com mais de 500 mil habitantes, (35,3%). Acesse aqui o estudo completo

 

 

VEJA TAMBÉM