Gestão e Qualidade | 13 de novembro de 2013

Comissão de Incêndio trabalha na norma técnica da ABNT

Reunião na FEHOSUL contou com vídeo-conferência
Comissão de Incêndio trabalha na norma técnica da ABNT

Com a presença de representantes de instituições estaduais e nacionais, ocorreu na última segunda-feira, 11, mais uma reunião da Comissão de Incêndio, na sede da FEHOSUL. O destaque do encontro foi a vídeo-conferência com o engenheiro Marcos Kahn, membro da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Foi decidido que a coordenação da Comissão de Incêndio encaminhará solicitação da cópia do anteprojeto (manual técnico) à Anvisa. O documento é fundamental para a relatoria geral encarregada de elaborar as normas à ABNT.

A comissão estuda as normas vigentes relacionadas à proteção passiva (estrutura), proteção ativa (equipamentos) e capacitação e treinamento. O grupo busca subsidiar os relatores designados com conteúdo para a estruturação do anteprojeto de normas específicas contra incêndio em hospitais.

Durante a vídeo-conferência, o engenheiro Kahn contratado pela Anvisa, juntamente com a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), esclareceu sua função junto ao projeto de Manual Técnico com diretrizes, procedimentos e ações que minimizem os riscos de fogo em instituições, complementando assim o capítulo 8 da RDC 50/Anvisa, que trata de todos os aspectos físicos e construtivos de hospitais e demais estabelecimentos.

No dia 9 de dezembro, uma segunda-feira, está marcada nova vídeo-conferência com o engenheiro Marcelo Lima, da Associação Brasileira de Sprinklers. Ele dará detalhes do funcionamento dos conhecidos dispositivos anti-incêndio que são instalados em prédios para, em caso de fogo, apagar ou retardar as chamas até a chegada de bombeiros. A reunião, mais uma vez, será na FEHOSUL.

VEJA TAMBÉM