Com investimento de R$ 4,5 milhões, Hospital do Círculo inaugura moderno Centro de Endoscopia
A tecnologia adquirida para a Unidade Centro de Endoscopia (UCE) é inovadora para Caxias do Sul e regiãoO Hospital do Círculo, em Caxias do Sul (RS), inaugurou na terça-feira (12) a Unidade Centro de Endoscopia (UCE). Segundo a Círculo Saúde, a estrutura possui serviços que estão entre os mais modernos do Rio Grande do Sul para a realização de exames endoscópicos diagnósticos e intervencionistas e pequenos procedimentos ambulatoriais. A unidade é fruto de um investimento de R$ 4,5 milhões e funcionará em prédio anexo ao Hospital, com acesso exclusivo pela sua lateral direita, sem a necessidade de entrar no ambiente hospitalar interno.
A tecnologia adquirida para a Unidade Centro de Endoscopia (UCE) é inovadora para Caxias e região da Serra. Todos os aparelhos são novos, da marca FUJINON, entre eles seis endoscópios altos, seis colonoscópios, um duodenoscópio e um broncoscópio flexível. O parque tecnológico tem recursos de imagem avançada em endoscopia, com alta definição e recursos de filtros de luz que auxiliam na detecção e estudo das lesões. Também dispõem da magnificação endoscópica, um recurso que amplifica a lesão em mais de 140 vezes, permitindo o estudo aprofundado, com imagem de microscópio em tempo real.
“Toda esta tecnologia adquirida pelo Hospital do Círculo garante maior assertividade no diagnóstico e no tratamento das lesões, alavancando a qualidade da endoscopia em Caxias e na região. O objetivo da UCE é ampliar o número e o hall de exames endoscópicos oferecidos, em ambiente exclusivo e com equipe especializada. É tornar-se um centro de referência em endoscopia para os médicos, pacientes e para a comunidade em geral”, observa a diretora de Operações de Saúde do Círculo, Isabel Cristina Bertuol. “O Círculo está em constante mudança, aperfeiçoamento e inovação, visando suprir demandas atuais e futuras. Sem dúvida, a UCE é a concretização de um sonho, um grande projeto de expansão e modernização do nosso Hospital”, complementa.
O presidente da Diretoria Estatutária do Círculo Saúde, Ivan Furlan, destaca a importância da concretização desse projeto, não apenas para o Hospital, mas também para toda a comunidade regional. “O Círculo vem construindo parcerias e soluções em saúde para beneficiar, cada vez mais, nossa população das cidades onde atuamos, hoje 33 municípios. A construção do Centro de Endoscopia é mais um exemplo dessa sinergia e desse desejo de promover bem-estar e qualidade de vida em conjunto, pois para sua concretização, o Círculo ouviu ideias e necessidades de diversos parceiros na área médico-assistencial. É um sonho realizado!”, frisa Furlan.
Estrutura e atendimento
A Unidade Centro de Endoscopia do Hospital do Círculo conta com 538 metros quadrados de área, distribuída entre recepção, vestiário de equipe e pacientes, três salas de procedimentos, sala de recuperação, farmácia interna, sala de desinfecção, sala de guarda de equipamentos, sala de laudos e administração. A Unidade terá capacidade diária de até 40 exames endoscópicos e cerca de 12 procedimentos cirúrgicos ambulatoriais, totalizando, mensalmente, até 800 exames endoscópicos e 240 procedimentos.
O atendimento estará disponível aos clientes do Círculo Saúde, aos beneficiários dos planos que o Hospital do Círculo já atende (SSI, IPAM, BRADESCO, CABERGS, CASSI, entre outros) e também a particulares. Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) também serão beneficiados por meio do Centro de Assistência à Saúde do Círculo, que organiza e agenda desses atendimentos.
Demanda suprida com tecnologia
O novo Centro de Endoscopia do Hospital do Círculo atende a uma demanda antiga, que se tornou cada vez mais iminente e necessária. A prática da medicina moderna percorre caminhos cada vez menos invasivos e com vistas à prevenção, e os exames endoscópicos entram nesta seara. “É enorme a gama de patologias diagnosticadas e tratadas com exames endoscópicos. Trata-se tanto de exames diagnósticos quanto intervencionistas. Quando se fala em prevenção, a endoscopia e a colonoscopia são exames padrão-ouro no diagnóstico precoce do câncer gástrico e câncer de cólon, por exemplo. É possível fazer o tratamento curativo de lesões pré-malignas e malignas através de exames endoscópicos intervencionistas, quando o diagnóstico é feito precocemente”, explica Dr. Renato L. Calloni, diretor médico do Hospital do Círculo.
Além da tecnologia disponível, a Dra. Alyne Mareze Carrion, coordenadora médica do Centro de Endoscopia, destaca também a capacitação médica do Hospital diante dos novos serviços. “A equipe está preparada para garantir um atendimento humanizado e especializado. Isto assegura assertividade no diagnóstico, agilidade no processo e segurança do início ao fim do seu procedimento. Contamos hoje com um corpo médico de aproximadamente 45 profissionais, entre gastroenterologistas, proctologistas, cirurgiões do aparelho digestivo, cirurgiões torácicos e ginecologistas, além da equipe especializada de enfermagem”, comenta.
Diversidade de exames
Os exames endoscópicos disponíveis na UCE do Hospital do Círculo incluem Endoscopia Digestiva Alta (que explora o esôfago, estômago e duodeno), Colonoscopia (estuda o cólon), Broncoscopia (estudo das vias aéreas inferiores) e Histeroscopia (estudo da cavidade uterina). “Através destes exames, poderão ser realizados procedimentos como polipectomias (retiradas de pólipos), ressecção de lesões, biópsias, esfregaços, aspirados, colocação de próteses, dilatações de estenoses, injeção de substâncias medicamentosas e gastrostomias, além de várias terapias endoscópicas”, complementa Dra. Alyne Mareze Carrion.
Entre os pequenos procedimentos ambulatoriais da UCE estão disponíveis:
Exérese de tumores
Cirurgia esterilizadora masculina (vasectomia)
Cantoplastia ungueal
Eletrocoagulação de pele e mucosas
Drenagem de abcessos (pequenos)
Curetagem de lesões de pele
Implante de cateter totalmente implantado
Biópsias de tumores superficiais
Postectomia
Crédito das fotos: Julio Soares/Foto Objetiva