Tecnologia e Inovação | 22 de março de 2016

Cluster da Saúde apresenta estratégias para 2016

Nova reunião ocorreu dia 18 de março, no Badesul, e contou com a presença da Fehosul
Cluster da Saúde apresenta estratégias para 2016

Foi realizada, no dia 18 de março, nova reunião para tratar do desafio lançado pelo Governo do Estado em 2015, de criar um cluster da saúde no Rio Grande do Sul.

Durante o encontro, em que foi constantemente enfatizada a importância da governança dentro do cluster, foi analisado como colocar em prática um processo de internacionalização do cluster como Business International (BI), garantir maior acesso ao mercado e elaborar uma forma de transferência de conhecimento. Na reunião a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul) esteve representada pela gerente de relacionamento com o mercado, administradora hospitalar Shirlei Gazave.

A reunião também tratou das estratégias para 2016. Ao longo do ano, espera-se gerar negócios e parcerias que possam fundir as demandas das instituições hospitalares e secretarias de saúde (municipais e estadual) junto a empresas e startups. Foram compostos três grupos de trabalho para o Medical Valley, cada com uma área específica, para seguir o desenvolvimento do cluster:

Grupo de Mercado

– Institucional: mapear a cadeia produtiva; criar um catalogo de empresas que estarão ligadas ao cluster; criar um plano de marketing

– Recursos Humanos: publicar um edital de formação de RH com foco no desenvolvimento de tecnologias para a saúde; gerar parcerias para workshops de qualificação.

– Empreendedorismo: construção estratégica para atrais investimentos; elaborar cursos de formação em gestão estratégica; prospecção de novas empresas.

Grupo de Legislação

– Articulação institucional; produzir um decreto para reconhecer o cluster da saúde como um programa do Governo Estadual, que será concluído e analisado pela Procuradoria Geral do Estado do RS.

Grupo de Fomento a Startups

– Lançamento do Fundo do Badesul de participação em investimentos em empresas do cluster; ações de incentivo à inovação (startups) para módulos de negócio, módulos específicos e módulos de cada segmento participante do cluster.

Missão à República Tcheca

Além da apresentação de tópicos que serão trabalhados ao longo de 2016, o encontro no Badesul serviu para a divulgação da Missão à República Tcheca, que em abril fará visita ao BIOCEV – Centro de Biotecnologia e Biomedicina da Academia de Ciências e Universidade Charles, em Praga. A missão contará com representantes da Secretaria de Saúde do RS, representantes do consulado e de empresários. O objetivo é promover a interação cultural e econômica entre as duas regiões, e o foco da secretaria é conhecer espaços de inovação nos seis temas definidos como estratégicos (Saúde, Transporte, Energia, Aeroespacial, Agroindustrial e Tecnologias Sociais).

O BIOCEV (www.biocev.eu/en) é um projeto conjunto envolvendo seis institutos da Academia de Ciências da República Tcheca e duas faculdade da Universidade Charles em Praga com o objetivo de estabelecer um Centro de Excelência científico nos campos da biotecnologia e biomedicina. O programa científico envolve cinco campos sinérgicos (genômica funcional; biologia celular virologia; biologia estrutural e engenharia de proteínas; biomateriais e engenharia de tecidos; desenvolvimento de práticas terapêuticas e de diagnóstico), tendo como objetivos básicos o estudo detalhado de mecanismos celulares à nível molecular e o estímulo à pesquisa aplicada voltada ao desenvolvimento de novas estratégicas terapêuticas.

O Cluster é uma parceria entre o Governo do Estado e entidades representativas de universidades, hospitais, empresas, prefeituras, planos de saúde, associações empresariais e setoriais, instituições de apoio, parques tecnológicos e arranjos produtivos locais. O projeto é inspirado no Medical Valley da cidade de Erlangen (Alemanha).

LEIA MAIS:

Sindihospa Reúne Parceiros do Cluster de Tecnologias para Saúde

Cluster Gaúcho deve Atrair Instituições de Pesquisas e Novas Tecnologias

 

 

VEJA TAMBÉM