Gestão e Qualidade, Perfil | 4 de maio de 2015

Cláudio Seferin, Fernando Torelly e Sérgio Ruffini entre os mais influentes da saúde nacional

Revista elege os 100 profissionais de maior destaque
Cláudio Seferin, Fernando Torelly e Sérgio Ruffini entre os mais influentes da saúde

O Grupo Mídia divulga, na edição de maio da revista Healthcare Management, a terceira edição dos “100 Mais Influentes da Saúde”, que elege os principais nomes em diversos setores no Brasil. Quatro profissionais com ligação com o Rio Grande do Sul aparecem entre os escolhidos: Cláudio Seferin (diretor geral do Sistema de Saúde Mãe de Deus), Fernando Torelly (superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento e presidente em exercício do Sindihospa) e Sérgio Ruffini (consultor de Sistemas da Qualidade e Acreditação do Hospital Mãe de Deus).

A lista completa será divulgada na próxima edição da revista, que será apresentada somente na cerimônia de homenagem aos nomes mais importantes do setor. Em 2015, o evento será realizado no último dia da HOSPITALAR Feira+Fórum (22/5), em São Paulo, maior evento da saúde da América Latina.

Seferin se destacou pelo trabalho no Hospital Mãe de Deus, onde 80% das substituições de pessoal são preenchidas por funcionários internos, dando longevidade ao corpo funcional e consolidando o aperfeiçoamento a partir da prática diária. “Hoje 60% dos nossos colaboradores têm mais de cinco anos de casa, fato que, aliada à especialização das equipes, nos permite manter um padrão superior de atendimento, com alto nível de satisfação dos clientes”, destaca o dirigente na publicação.

Já Torelly se notabilizou por estar à frente do Hospital Moinhos de Vento no trabalho de inovação e excelência em saúde. A Revista Hospitalar sublinha o acordo firmado em 2013 com a rede Johns Hopkins Medicine International (EUA), para promover o intercâmbio de melhores práticas de assistência, pesquisa, educação e gestão. “A convivência com um parceiro internacional vai alavancar nossos projetos para a expansão de infraestrutura e qualificação das equipes”, projeta Torelly. Com duração de 10 anos, o acordo permitirá a transferência de experiência e tecnologias focadas na segurança do paciente, áreas médicas, enfermagem e gestão.

O médico Sérgio Ruffini, consultor de Sistemas da Qualidade e Acreditação do Hospital Mãe de Deus, é responsável pelo desenvolvimento do planejamento estratégico como ferramenta de gestão. A instituição é referência em programas de gestão médico-hospitalar e assistencial, que englobam o treinamento contínuo de equipes profissionais.

 

VEJA TAMBÉM

Série Especial

As ações do Hospital Moinhos de Vento contra a Covid-19

O Portal Setor Saúde apresenta, a partir de hoje, 7, dia mundial da saúde, como importantes instituições estão se preparando para lidar com os casos: Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus/AESC, Hospital Ernesto Dornelles, Hospital Divina Providência, Hospital São Lucas da PUC-RS, Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul), Hospital Santa Lucia (Cruz Alta), Hospital São

As ações do Grupo Hospitalar Conceição para o enfrentamento da COVID-19

O Portal Setor Saúde apresenta, a partir de hoje, 7, dia mundial da saúde, como importantes instituições estão se preparando para lidar com os casos: Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus/AESC, Hospital Ernesto Dornelles, Hospital Divina Providência, Hospital São Lucas da PUC-RS, Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul), Hospital Santa
covid-19

Exclusivo: Como hospitais gaúchos lidam com o aumento de casos da Covid-19 no RS

O aumento rápido do número de casos de Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) se apresenta como um enorme desafio para os sistemas de saúde do mundo. No Brasil, de acordo com estimativas do Ministério de Saúde e de diversos estudos, serão meses com grande e crescente número de casos da doença. Com o crescimento e a necessidade de