Geral | 20 de maio de 2013

Cirurgia endovascular de aneurisma é apresentada em workshop

Atividades no Mãe de Deus atraem especialistas do país
Cirurgia-endovascular-é-apresentada-em-workshop

Com o intuito de disseminar a cirurgia endovascular de aneurisma da aorta de alta complexidade, o especialista em cardiologia, Dr. Eduardo Keller Saadi ministrou, com sucesso, workshop em Porto Alegre nos dias 16 e 17 de maio, para uma dezena de médicos do centro do país que acompanharam o método que apresenta altos índices de eficácia.

Conforme explicou dr. Saadi em entrevista para o portal Setor Saúde, quase a totalidade (99%) dos casos podem ser tratados com sucesso através de técnicas pouco invasivas. A seguir, o especialista dá mais detalhes da atividade, que tem interessado especialistas não só do Brasil, mas como de todo a América Latina e de outras partes do mundo.

Setor Saúde – Como tem sido a receptividade dos participantes do workshop das Cirurgias Endovasculares de Aneurisma da Aorta de Alta Complexidade?

Dr. Saadi – Os alunos estão muito interessados. Fazemos um modelo bastante prático. É para médicos experientes, não recém-formados. Eles já têm experiência no procedimento endovascular e querem adquirir mais, em situações mais complexas. Discutimos os casos e os exames dos pacientes, eles assistem o procedimento e participam da discussão do caso. Realmente é muito intenso. Começamos às 8h e vamos até 20h durante dois dias. São atividades bem objetivas, mais duas cirurgias por dia. Uma pela manhã e uma à tarde. Eles acompanham toda a rotina do serviço enquanto ficamos trabalhando da maneira normal. Além disso, nós damos substratos teóricos, mostramos o que fazemos do ponto de vista técnico.

Setor Saúde – Como é a parte teórica do workshop?

Dr. Saadi – São vídeos, animações, exames, discussão de casos. Mostramos o passo a passo de como se faz o procedimento, até a manipulação da prótese, que chamamos de Hand Zone. Liberamos a prótese para eles verem como funciona o dispositivo em situações especiais. Tudo envolve atividade teórica, objetiva, apresentação de casos e atividades práticas, que são as cirurgias ao vivo.

Setor Saúde – A cirurgia é complexa, mas do ponto de vista do paciente, é mais simples?

Dr. Saadi – O que é de alta complexidade é a doença. Temos vários aneurismas complexos na aorta que estamos conseguindo tratar de maneira menos invasiva. Para o paciente, a recuperação é mais rápida e o risco é menor. Com esse procedimento sendo vascular, conseguimos reduzir o risco do procedimento em um terço em relação a cirurgia convencional. E a recuperação é mais confortável. Mesmo doenças complexas podem ser tratadas. Para nós, médicos, existem vários desafios do ponto de vista técnico. Por isso se faz esses workshops, para trocar experiências e apresentar técnicas porque o procedimento é relativamente novo.

Dr. Saadi

VEJA TAMBÉM