Geral | 8 de dezembro de 2014

Cinco alimentos que combatem o colesterol elevado

Universidade de Harvard indica os melhores nutrientes para manter o coração saudável
Alimentação 3

É fácil adotar uma alimentação que leva o colesterol a níveis alarmantes. No entanto, o inverso também é verdadeiro, e mudar os costumes alimentares é muito mais eficiente do que adotar uma dieta por apenas um período determinado. A reeducação pode efetivamente reduzir o colesterol. Frutas frescas e vegetais, grãos integrais e “gorduras boas” são partes de uma dieta saudável para o coração.

Alguns alimentos que reduzem o colesterol são também uma ótima fonte de fibras, que se ligam ao colesterol no sistema digestivo e levam-no para fora do corpo antes de entrar em circulação. Outros fornecem gorduras poliinsaturadas, que reduzem a gordura “ruim” (LDL). Por fim, as fontes de esteróis e estanóis vegetais impedem o organismo de absorver o colesterol. Para ajudar a selecionar os melhores alimentos, o portal da Universidade de Harvard (Harvard Medical School) elaborou uma lista com os cinco maiores combatentes do colesterol alto.

Aveia – Uma maneira fácil de começar a baixar o colesterol é escolher aveia ou um cereal à base de aveia, que fornece fibra solúvel. O indicado é consumir no café-da-manhã, com banana ou morangos.

Feijão – Especialmente rico em fibras solúveis. Demoram um tempo longo para ser digerido pelo organismo, dando maior sensação de satisfação. Essa é uma razão pela qual o feijão é um alimento útil para quem quer perder peso. Por ter muitas variações e diferentes formas de preparo, se torna um alimento muito versátil.

Nozes – Estudos mostram que comer amêndoas, nozes, amendoim e outros frutos secos é bom para o coração. O consumo diário pode reduzir o LDL ligeiramente em torno de 5%. Além disso, possuem nutrientes adicionais que protegem o coração não apenas o colesterol.

Alimentos enriquecidos com esteróis e estanóis – Esteróis e estanóis são lipídios extraídos de plantas e têm a capacidade de absorver o colesterol do corpo. Empresas estão adicionando-os em alimentos como margarinas, sucos e chocolate. Também estão disponíveis em suplementos alimentares. Consumindo duas gramas por dia, é possível reduzir o colesterol LDL em cerca de 10%.

Peixes – Comer peixe duas ou três vezes por semana pode reduzir o LDL de duas maneiras: pelo fato de substituir a carne vermelha, que tem gorduras saturadas que aumentam o LDL; e servindo como fonte de ômega-3, que baixa o LDL. O ômega-3 reduz os triglicerídeos na corrente sanguínea e também protege o coração, ajudando a prevenir arritmias cardíacas.

VEJA TAMBÉM