Mundo, Tecnologia e Inovação | 3 de agosto de 2015

Cientistas sintetizam composto que ajuda a simular atividades físicas

Composto 14 “engana” o metabolismo para gerar a queima de calorias
Cientistas sintetizam composto que ajuda a simular atividades físicas

Um novo medicamento criado por cientistas britânicos pode ser considerado como “a pílula do exercício”. Chamado de “Composto 14”, o remédio é formado por uma molécula que consegue enganar uma enzima do corpo, responsável pelo metabolismo, avisando o organismo que há pouca energia disponível. Assim, o corpo começa a consumir a glicose no sangue, simulando a ação causada por atividades físicas.

A pesquisa foi liderada por Ali Tavassoli, professor de Biologia Química da Universidade de Southampton, no Reino Unido, e publicada no periódico Chemistry and Biology. A descoberta não é uma solução para os sedentários, mas uma opção para pessoas obesas e que sofrem com o diabetes. “Existem diversas evidências, em estudos anteriores, que mostram que, se você conseguir ativar o sensor metabólico (AMPK) com uma pequena molécula, é possível chegar a grandes benefícios no tratamento de diversas doenças, incluindo diabetes tipo 2”, explica Tavassoli.

A nova molécula gera uma reação em cadeia de eventos na célula ao inibir a função de uma enzima chamada ATIC, que desempenha um papel central na sinalização da insulina no corpo. Ela, por sua vez, leva ao acúmulo da molécula ZMP (conhecida como um regulador mestre do metabolismo) nas células, que faz com que a célula fique sem energia e ative a proteína AMPK.

Segundo o estudo, ratos obesos que consumiram o Composto 14, perderam peso e passaram a ser mais tolerantes à glicose disponível na corrente sanguínea (o que não acontece em diabéticos). “Isso se dá pela ação de imitar exercícios físicos, ao aumentar o consumo de glicose e oxigênio pelas células”, diz o pesquisador.

O próximo passo dos pesquisadores será analisar os efeitos do novo medicamento em tratamentos a longo prazo, melhorar a tolerância à glicose e ajudar na redução do peso corporal. Se o resultado for positivo, o Composto 14 poderá ser testado em humanos.

VEJA TAMBÉM