Tecnologia e Inovação | 22 de agosto de 2012

Chegam ao Brasil soluções inovadoras para detecção do câncer de mama

Mulheres poderão contar com duas novas tecnologias que permitem diagnóstico personalizado e variedade de escolha
senobright

Pacientes de uma clínica de Brasília serão as primeiras no mundo a realizarem exames avançados e exclusivos na detecção do câncer de mama com tecnologias GE Healthcare. A empresa está lançando o aparelho de imagem molecular Discovery NM 750b, que possibilita fazer o exame sem pressão nas mamas, dando mais conforto à paciente. O equipamento é voltando a aumentar o nível de detecção precoce do câncer de mama, especialmente para as mulheres com mamas densas, que são menos suscetíveis de se beneficiar da mamografia convencional. A clínica IMEB foi a primeira a ter esse equipamento instalado.

Outra novidade da GE é o SenoBright, com a solução de Mamografia com Contraste, ou CEDM (Contrast Enhanced Digital Mammography). A solução pode ser usada como exame complementar à mamografia e ao ultrassom para lesões conhecidas ou suspeitas com diagnósticos inconclusivos. “Com a utilização do contraste, os médicos conseguem ter mais informações nas imagens obtidas, uma vez que ele destaca as áreas de padrões indicadores da presença de lesões. Além disso, com o SenoBright, é possível realizar exames adicionais de imediato, usando o mesmo sistema de mamografia, com a mesma equipe e no mesmo dia”, afirma Rima Alameddine, gerente geral de raios X da GE Healthcare para a América Latina.

 

SenoBright


O aplicação exclusiva da GE Healthcare possui a tecnologia CEDM (Contrast Enhanced Digital Mammography), que possibilita a identificação do câncer e da vascularização de um tumor. A tecnologia do equipamento reduz a ambiguidade no resultado da mamografia, permitindo aos médicos detectarem e diagnosticarem o câncer com mais confiança, com mais rapidez e precisão.

O SenoBright destaca as áreas de padrões de fluxo incomum de sangue que são indicadores da presença de lesões. Ele possibilita respostas rápidas, precisas, simples e em um contexto já familiar, o que pode agilizar o acompanhamento e o tratamento.

 

Discovery NM 750b


A companhia também desenvolveu o equipamento de imagem molecular Discovery NM 750b, capaz de oferecer melhor qualidade de imagem para pacientes com mamas mais densas. Aproximadamente 40% das mulheres submetidas à mamografia têm tecido mamário denso, e a imagem mamográfica convencional tem uma sensibilidade de apenas 50% (85% para as lesões malignas).

O equipamento utiliza detectores de Cádmio, Zinco e Telúrio em estado sólido (CZT), que permitem imagens em close das mamas e do tórax com alta resolução. Por isso, consegue detectar micro tumores. O exame também oferece mais conforto às pacientes por ser mais suave, apenas com uma leve pressão nas mamas.

VEJA TAMBÉM