Geral, Mundo | 1 de agosto de 2013

Café da manhã combate doenças cardíacas

Pesquisa conclui que alimentação matinal reduz em 27% os riscos de infarto
cafe_cardiaco

É de conhecimento popular que o café da manhã é uma refeição de extrema importância para uma vida saudável. A novidade publicada em julho na revista Circulation afirma que as pessoas que não se alimentam logo no início do dia são mais propensas a desenvolverem doenças cardíacas.

Uma pesquisa feita nos EUA pela Harvard School of Public Health entre 1992 e 2008, trabalhou com um grupo de 27 mil homens saudáveis com idades entre 45 e 82 anos, analisando seus hábitos alimentares e os impactos na saúde.

A principal pesquisadora do estudo, Leah Cahill, diz que o perfil de quem não toma café da manhã é de pessoas com estilo de vida jovem, fumantes, com longas jornadas de trabalho, solteiros, consumidores de bebida alcoólica e com pouca atividade física. Ela lembra que, logo após acordar, é de extrema importância ingerir uma boa variedade de nutrientes, proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais.

Durante os 16 anos de acompanhamento, ocorreram 1.527 infartos. Uma análise minuciosa dos dados, comparando a alimentação dos indivíduos, revelou que homens que normalmente não tomam café da manhã tinham 27% mais riscos de sofrer ataque cardíaco. Geralmente aqueles que não comem logo cedo também apresentam casos de sobrepeso, diabetes e colesterol alto. Os riscos cardíacos também são maiores entre os homens que fazem refeições à noite, depois do jantar.

VEJA TAMBÉM